James Ribeiro não é filiado a nenhum partido político, e não pode disputar reeleição

  • Redação
  • 17/07/2012 13:51
  • Edvaldo Silva

O pedido de impugnação feito pela coligação de Patrícia Sampaio contra James Ribeiro é um fato inusitado: o atual prefeito de Palmeira dos Índios não é filiado a nenhum partido político. O PT entrou com o pedido sábado-14.07-depois de descobrir que o candidato do PSDB não pode concorrer a reeleição por causa do sobre nome Ribeiro.

Entenda o caso: quando se elegeu prefeito de Palmeira dos Indos em 2008 o nome dele era: James Sampaio Calado Monteiro. No ano seguinte a sua posse ele decidiu acrescentar o sobre nome Ribeiro – de seu pai, Helenildo Ribeiro- e, passou a se chamar James Ribeiro Sampaio Calado Monteiro,mas não renovou sua filiação ao PSDB com o novo nome.

Para o TSE, segundo certidão fornecida pelo órgão, James Ribeiro é apenas um eleitor já que o registro anterior deixou de existir depois da mudança de nome e que sua nova filiação ao PSDB deveria ter acontecido no inicio de outubro de 2011 data limite para garantir sua candidatura a reeleição em 2012.

O pedido de impugnação feito pela coligação de Patrícia Sampaio que também disputa a prefeitura de Palmeira dos Índios será analisado pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral, Sandro Augusto a partir desta quarta-feira para então anunciar seu parecer de impugnação ou não.

Se James Ribeiro não tiver condições legais de concorrer a reeleição, a disputa pela Prefeitura de Palmeira dos Índios vai ganhar novos capítulos,pois a candidatura de Petrucio Barbosa, PTB,também sofreu pedido de impugnação pela coligação de Ribeiro, em vista que o nome de Barbosa aparece na lista divulgada pelo TCU por causa de irregularidades quando prefeito de Igaci.

No momento, apenas as candidaturas de Patrícia Sampaio pelo PT e de Alcineide Miranda pelo PR não sofreram pedido de impugnação.