Após ter se escondido em Arapiraca, acusado de molestar jovem é preso em Aracaju

  • Redação
  • 21/11/2011 12:48
  • Polícia
Cortesia Evenilson Santana
Maníaco do bairro América
Maníaco do bairro América

O suspeito de abusar sexualmente de um adolescente de 14 anos, em Aracaju, Sergipe, permanece em uma cela separada dos outros presos e fala em tirar a própria vida. O local onde José Adelson de Oliveira, de 21 anos, está sendo mantido e o presídio onde será encaminhado foi mantido em sigilo pela polícia durante entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, 21, no Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV).

A delegada Lara Shuster Batista disse que durante depoimento, realizado na noite do último domingo, 20, José Adelson falou sobre o crime com tranquilidade e somente ao falar sobre a mãe de criação, a tia, ficou emocionado. A delegada disse que José Adelson contou que estava na casa de parentes na cidade de Arapiraca, e que retornou a capital sergipana para falar com a mãe de criação.

“Ele aparenta ter muita consideração por ela e disse que se ela soubesse o que ele teria feito com certeza entregaria ele a polícia, por isso ele diz que fugiu para Alagoas. Para os parentes em Alagoas, ele contou que se envolveu em uma briga e furou uma pessoa”, conta a delegada.

Quanto aos motivos que levaram ao suspeito a praticar os crimes, a delegada frisa que José Adelson alega que estava sob efeito de álcool e nega ter usado entorpecentes. “Nós perguntamos se ele foi vítima de abuso, mas ele negou e confessa que a intenção era assassinar o adolescente para encobrir o crime, mas quando ele viu o menino agonizando ficou desesperado e resolveu pedir socorro. Ele fala que se jogou na frente da ambulância do Samu e essa versão é a mesma apresentada pelos socorristas”, relata.

Durante a coletiva, o preso não foi apresentado e a delegada disse que além da recusa do mesmo em aparecer para a imprensa, o objetivo da polícia é manter a integridade física de José Adelson e da equipe de custódia. “Todas as medidas de segurança até para impedir um possível suicídio estão sendo tomadas”, afirma Lara Shuster.

De acordo com a delegada José Adelson responderá por roubo, estupro qualificado e tentativa de homicídio.

Prisão

José Adelson foi preso pelo cabo da Polícia Militar, Noelinton Francisco dos Santos, que estava em férias, e foi avisado por conhecidos da presença do foragido. O militar impediu que centenas de pessoas linchassem o suspeito de abuso sexual.

Na noite do último dia 6 de novembro, também em um domingo, o adolescente saiu da casa onde morava no bairro América para comprar pão e demorou a voltar. A mãe que é diarista, foi em busca do garoto, quando encontrou um carro da polícia já a sua procura para comunicar que o menino estava no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

No hospital, a informação de que o garoto foi socorrido por uma equipe do Samu e que estava sendo submetido a uma cirurgia, pois foi encontrado com um cabo de sombrinha no ânus, tendo atingido o intestino. O fato revoltou a população sergipana e após a divulgação do retrato falado e de decretada a prisão preventiva, as pessoas estavam vivendo com a expectativa da prisão.

O adolescente está recebendo acompanhamento psiquiátrico e psicológico, já recebeu alta do Huse, mas deverá retornar futuramente para ser submetido a outras cirurgias.