Comandante do 3° BPM: "Guardas Municipais não controlam ações ostensivas"

  • Redação
  • 03/11/2011 04:15
  • Polícia
Igor Castro
Wellington Bittencort na Câmara Municipal
Wellington Bittencort na Câmara Municipal

A implantação de uma Guarda Municipal em Arapiraca foi um dos temas indagados ao comandante do 3°Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Wellington Bittencourt, como forma de diminuir a violência no município, durante debate na sessão da Câmara Municipal.

“Não sou contra e nem a favor. Tem que ter cuidado com o verdadeiro objetivo da segurança pública. Não se pode fugir de sua finalidade. Os guardas municipais não controlam algumas ações de policiamento ostensivo. Temos um caso semelhante que acontece em São Paulo e que atualmente não deu certo”, opinou o comandante.

Copom

O atendimento do Copom também foi levantado em questão. De acordo com o tenente-coronel Wellington Bittencourt, existe um problema sério com telefonia que deixa o sistema sem funcionar em grande parte do tempo.

“Várias pessoas reclamam do atendimento e nós sabemos disso. Já fizemos testes onde ligamos de dentro do batalhão e mesmo assim não funcionava. É preciso um atendimento qualificado. Também necessitamos de procedimentos mais rigorosos para punir os trotes, uma vez que as ligações que acontecem desse tipo nos fazem perder tempo e paciência”, explicou.

Videomonitoramento

O comandante do 3°BPM contou que a instalação de câmeras de videomonitoramento - cedidas pela Prefeitura de Arapiraca e colocadas em vários pontos da cidade - está em fase de treinamento. “Foi preciso adequar tecnicamente para que não ficasse um equipamento mal instalado. As condições foram feitas”, comentou.