Confira os nomes dos presos em operação da Polícia Federal

  • Redação
  • 20/09/2011 04:01
  • Polícia
Paulo Chancey / Cadaminuto

Atualizada às 11h20

Uma operação da Polícia Federal, com o apoio de Policiais Militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), cumpre em Maceió e em cidades do interior mandados de busca e apreensão e prisão, expedidos pela Justiça. Denominada ‘Tabanga’, a operação tem como alvo um esquema de corrupção na administração pública envolvendo gestores de Traipu e outros municípios.

Os detalhes da ação policial ainda são mantidos em sigilo, mas de acordo com as informações apuradas pelo CadaMinuto, o esquema praticado contra a administração pública foi investigado durante meses pelo Ministério Público Estadual, através do Grupo Estadual de Combate à Corrupção (Gecoc) e o Ministério Público Federal. Alguns crimes de pistolagem relacionados a este esquema também fazem parte da operação.

No total são 56 mandados de prisão, busca e apreensão cumpridos em Arapiraca e Maceió. Policiais federais de Sergipe, Pernambuco e até Rondônia estão participando da Operação. Agentes federais estão neste momento na cidade de Traipu onde efetuam mandados de prisão e busca e apreensão.

No município, segundo as primeiras informações, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão na sede da prefeitura e nas residências do prefeito e de secretários. Lá, foram recolhidos documentos e algumas armas.

Outra equipe tentou prender um policial militar em uma residência próximo ao Aeroporto de Maceió, mas ele ainda não foi encontrado. De acordo com informações colhidas pela reportagem, dois guardas municipais foram presos, também em Traipu e devem ser encaminhados para o IML em Maceió.

Até o momento já passaram pelo IML, Marta Gabriela Vasconcelos, assistente jurídica, que foi presa em Traipu, e Ricardo Martins Ribeiro, funcionário público, preso em Penedo. Outros presos foram identificados como Robson Nascimento de Farias, que acumula as secretarias municipais de Saúde e Educação; Roberto Olindino Matos Júnior, tesoureiro de Traipu; Francisco Albuquerque dos Santos, ex-secretário de Administração; e os seguranças Osman Bandeira de Melo Neto e Isaías Andrade da Fonseca.

Todas as pessoas detidas na operação serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso, emprego irregular de verbas públicas, dentre outros crimes. Os presos e os materiais apreendidos durante a operação serão encaminhados para a sede da PF, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

A operação ‘Tabanga’, cujo nome é de uma serra localizada em Traipu, é um desdobramento da Operação Mascotch, deflagrada em 30 de março deste ano e que culminou com a prisão da prefeita do município Julianna Kummer. Na época foi descoberto um desvio de cerca de R$ 8 milhões de prefeituras que são acusadas de fraude em contratos públicos, que tinham como objetivo fornecer merenda escolar nas respectivas cidades.