Policial acusado de participação é condenado a 11 anos de prisão

  • Redação
  • 01/08/2011 17:24
  • Polícia
Assessoria PM
Armas
Armas

A apreensão de nove armas na residência de Wilson Santos da Costa, de 32 anos, no dia 23 de março deste ano, revelou falhas na segurança do Fórum de Arapiraca, já que três revolveres calibre 38 e as três pistolas 380 já haviam sido apreendidas pela polícia e encaminhadas para a justiça.

Na última sexta-feira (29), o caso ganhou um desfecho nada amigável para o policial José Williams Pedro da Silva, responsável pela segurança no prédio do fórum e acusado de ter participação no desaparecimento das armas. Ele foi condenado a 11 anos e três meses de prisão em decisão da juíza titular da 5ª Vara Criminal de Arapiraca, Eliana Acioly. A ação foi proposta pelo Ministério Público.

De acordo com a juíza Eliana Acioly, o acusado não poderia ter acesso às áreas restritas da comarca de Arapiraca. A decisão fala sobre o perigo que as armas pode causar a sociedade se tornando alvo fácil para a alimentação de criminosos. A defesa de José Williams tentou reverter o quadro afirmando que o acusado estava de férias quando as armas foram tiradas do Fórum.

O caso

No dia 23 de março, em uma operação no bairro Cavaco, a Polícia Militar encontrou três revólveres calibre 38 e seis pistolas calibre 380 na residência de Wilson Santos da Costa. O fato poderia ser considerado normal, caso seis dessas armas não já tivessem sido apreendidas e enviadas ao Fórum de Arapiraca.

A informação foi passada por Jânio Vieira, chefe de serviço da 4ª Delegacia Regional de Polícia. De acordo com o Militar, as armas foram apreendidas há alguns meses e deveriam estar no Fórum, já que segundo ele, foram encaminhas normalmente para a sede da justiça.
Após a prisão, Wilson Santos responsabilizou o irmão, Jacson Santos, pelas armas. Por ser crime afiançável, Wilson Santos pagou a quantia de R$4.800 e foi liberado. Um dia depois, o corregedor-Geral de Justiça, Desembargador James Magalhães informou que iria apurar o caso.

No dia 30 de março, Jacson Santos, acusado pelo irmão se ser o responsável pelas armas encontradas em sua casa, se entregou a polícia. Os irmãos, ambos policiais militares, Rosaldo Pedro da Silva e José Williams Pedro da Silva, foram presos após serem denunciados por Jackson Costa, como responsáveis pelos sumiços das armas.

Os policias foram levados para o 3º Batalhão da Polícia Militar, onde prestaram esclarecimentos. Em maio, o delegado Valdeck Pereira contou a reportagem do Minuto Arapiraca que Rosaldo Pedro da Silva não estava mais detido, pois foi inocentado das acusações.

Notícias Relacionadas

Polícia Militar encontra armas que já haviam sido apreendidas e encaminhadas ao Fórum

Corregedor de Justiça diz que vai apurar desvio de armas de Fórum de Arapiraca

Sumiço das armas: “Alguém de dentro do fórum está praticando corrupção”, afirma juiz aposentado

Homem acusado de ser o dono das armas que sumiram do Fórum se entrega à Polícia

Irmãos PM’s são presos acusados de serem os responsáveis pelo sumiço de armas do Fórum

Sumiço de armas: TJ vai investigar se esquema existe em outras cidades

Policial preso em março não é mais considerado suspeito