Casa de Custódia de Arapiraca completa um ano sem fuga

  • Redação
  • 01/06/2011 16:59
  • Polícia
Casa de Custodia
Casa de Custodia

A Casa de Custódia da Policia Civil localizada em Arapiraca está completando nesta quarta-feira (01), um ano de funcionamento. Desde sua inauguração, nenhuma rebelião ou fuga foram registradas. Para o coordenador da casa de custódia, Jorge Samuel de Oliveira, isso se deve a parceria estabelecida entre ele, o diretor do DPJA-2 (Diretoria de Polícia Judiciária da Área-2), Maurício Henrique e a o delegado-geral Marcílio Barenco. “Estamos comemorando um ano desde a inauguração, e as baixas estatísticas se devem a assistência que temos recebido da direção-geral da Policia Civil” explica.

Samuel celebra que neste período, não recebeu nenhuma ocorrência ou denúncia de corrupção ou agressão por parte de sua equipe, além de que, desde que foram lotados na casa de custódia nenhum inquérito disciplinar foi instaurado na Corregedoria Geral.

Em relação à segurança, ele explica que o monitoramento é diário. Câmeras foram instaladas nas partes internas e externas para acompanhar o movimento no prédio. Já nas celas, é realizada revista minuciosa para buscar inícios de escavações. “Isso inibe muito tentativas de evasão, os presos sabem que realizamos vistorias diárias. Além de que, mantemos os policiais em alerta mesmo durante a noite”.

O prédio, que antes era sede da Delegacia Regional de Arapiraca, foi reformado e atualmente, recebe os presos provisórios detidos em flagrante ou através de mandados de prisão expedidos pela Justiça, na região do agreste, que ficam aguardando determinação judicial para serem transferidos para o sistema prisional.

Para o diretor Mauricio Henrique, o funcionamento da casa de custódia permitiu que a carceragens das delegacias fossem esvaziadas e dessa forma os policiais puderam atuar na atividade de investigação criminal.