“É ridículo substituir o papel da PM e PC pela guarda municipal”

  • Redação
  • 25/05/2011 08:58
  • Polícia
Arquivo / Minuto Arapiraca
Luciano Barbosa
Luciano Barbosa

“É simplesmente ridículo substituir o papel das polícias militar e civil pela guarda municipal”. A afirmação pelo twitter é do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) que se mostrou indignado com o aumento da violência em Arapiraca.

Para o prefeito, a responsabilidade pela segurança pública é do Governo do Estado. Ele disse ainda que a população deve exigir do estado o papel constitucional de garantir a segurança.

“Essas coisas me provoca indignação. Não é possível que o estado não acorde para a situação da violência que se estabeleceu. Alagoas está insegura. Temos os piores indicadores de violência”, falou.

Segundo Luciano Barbosa, a prefeitura de Arapiraca tem se esforçado para ajudar na educação, evitando a formação de futuros criminosos. “Conseguimos a aprovação do nosso projeto no Pronasci e estamos liberando várias câmeras de monitoramento para a segurança”, disse.

“Temos pedido insistentemente a intervenção do estado. Município nenhum combate a violência se não houver uma ação de estado com polícias militar e civil. A segurança pública ostensiva é papel dos governos estaduais. Cada um deve arcar com sua responsabilidade”, comentou.

Questionado sobre os guardas municipais, Barbosa foi enfático a afirmar: “É simplesmente ridículo substituir o papel das polícias militar e civil pela guarda municipal. Se o estado não cumpre seu papel, não é passando ao município que resolve. Os instrumentos estão à mão do estado”.

“Temos um exemplo concreto: um guarda municipal, que não pode usar arma, vai pegar bandido e leva tiro. Quem é o responsável?”, completou.