Prefeitos prestam depoimento na Polícia Federal

  • Redação
  • 06/04/2011 11:24
  • Polícia

Os prefeitos de Limoeiro de Anadia, James Marlan (PP), de Belo Monte, Avânio Feitosa (PP), depuseram, na manhã de hoje na sede da Polícia Federal. As oitivas foram realizadas pelo delegado André Costa, que apura o desvio de R$ 8 milhões de recursos destinados à merenda escolar em municípios do interior alagoano desbaratado durante a Operação Mascotch.

Os gestores foram ouvidos em termo de declaração e mais sete prefeitos devem depor na PF até o final dessa semana. Os administradores de Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Estrela de Alagoas, Senador Rui Palmeira, Lagoa da Canoa, Traipu e Craíbas já foram intimados.

De todos os presos na Operação, apenas dois permanecem na carceragem da PF, no bairro do Jaraguá. Os demais ganharam liberdade após terem sido beneficiados por habeas corpus concedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

A Operação

A Operação Mascotch foi desencadeada na última dia 30, por agentes da Polícia Federal em 13 municípios de Alagoas. Um desvio de R$ 8 milhões em recursos da merenda escolar foi descoberto. As investigações apontaram que o dinheiro era usado para a compra de uísque e ração de cachorro. Entre os presos, primeiras damas e ex-secretários das cidades onde foram constatadas as irregularidades.

Os 16 mandados de prisão e os 28 de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional da 5ª Região (TRF-5).

Inquérito

O delegado André Costa afirmou ontem à reportagem do CadaMinuto que irá sugerir o desmembramento do inquérito ao Ministério Público Federal. Ele acredita que a medida ajudará no andamento do processo.

“Um processo com menos réus tem mais chances de ser julgado mais rápido. Esse inquérito inclusive é o mesmo da Operação Caetés, deflagrada no ano passado, onde foram presas pessoas com envolvimento no mesmo crime", disse Costa.