Seleção brasileira vai manter sua hegemonia sem Neymar?

  • 05/12/2022 10:00
  • Brasil/Mundo

 

Claro favorito para a Copa do Mundo e dominador não só nas mais recentes edições da Copa América e das fases de qualificação para as grandes competições, fica mais do que evidente que o nível de futebol brasileiro está mais alto do que nunca, nesses últimos 20 anos. Mas qual será o impacto desse nível de futebol, após a saída praticamente anunciada de Neymar, uma vez que o astro brasileiro nem sequer deverá participar da Copa do Mundo 2026?

 

Source: https://www.flickr.com/photos/neymaroficial/ 
 

 

De fato, será interessante compreender como o futebol hoje neste site poderá ser impactado com a ausência do maior talento de sua geração, sendo até considerado um dos melhores futebolistas brasileiros de sua história. Com Neymar assumindo publicamente que não se imagina jogando ao mais alto nível por muitos mais anos, será que existem futebolistas nacionais que vão poder esquecer a qualidade e as jogadas brilhantes que o atual jogador PSG ainda consegue protagonizar?

 

Na Copa do Mundo, Rodrygo foi considerado natural substituto

 

Devido a uma lesão complicada em seu tornozelo, se percebeu que Tite rapidamente teria que encontrar uma solução para substituir o lesionado Neymar. Mesmo com uma solução um pouco improvisada, Rodrygo foi muito elogiado com a qualidade jogo apresentada jogando como “10”. Tendo algumas semelhanças em termos técnicos com Neymar, poderá o astro do Real Madrid já apresentar a qualidade que Neymar sempre conseguiu entregar nos maiores palcos pela seleção nacional?

Essa acaba sendo uma dúvida que a maioria não conseguirá responder. O que parece evidente é que, em termos ofensivos, a seleção brasileira está cheia de soluções, sendo mesmo apontada como a melhor seleção no que toca a soluções para a frente de ataque. Talento que já está brilhando nos maiores times europeus e mundiais, como Vinícius Júnior, Antony, Richarlison, Raphinha e o próprio Rodrygo parecem estar entregando a esperança necessária para que os torcedores brasileiros acreditam que a seleção brasileira possa continuar como uma enorme potência mundial, mesmo que a próxima Copa do Mundo já seja sem o talentoso Neymar. 

 

Tite também poderá obrigar a mudança radical na seleção

 

Com sua saída praticamente certa após essa Copa do Mundo, mesmo que a seleção brasileira possa vencer, a verdade é que os muitos anos de bom trabalho de Tite terão que contar com um sucessor que possa estar à altura. Tendo o nome Abel Ferreira sendo citado de forma frequente, será que o próximo técnico da seleção brasileira vai conseguir criar um grupo tão forte e coeso, como Tite conseguiu nesses últimos anos?

Assim, e com duas das principais figuras da seleção nacional nos últimos anos próximos de saírem da seleção nacional, novos astros terão que se erguer. No entanto, se percebe que o próprio talento apresentado pelos maiores times brasileiros dão garantias que o futebol brasileiro ainda continuará no topo do futebol mundial por muitos anos. 

 

Brasileirão Série A continua sendo rampa de lançamento

 

Como foi o claro exemplo de Neymar, a realidade é que os times brasileiros continuam provando serem verdadeiras “fábricas” de produção de futebolistas de enorme talento e qualidade inegável. Em uma fase em que os times brasileiros estão dominando o futebol da América Latina, a realidade é que, em uma rápida análise pelos grandes times europeus, praticamente todos eles contam com pelo menos um jogador brasileiro que está brilhando ao mais alto nível.

Todos esses elementos deverão dar muita esperança a todos os que gostam do futebol nacional. Ao mesmo tempo que o próprio Brasileirão Série A está tendo uma maior visibilidade do que nunca. Tal é motivado pelo enorme talento e qualidade que é reconhecido em nosso futebol, se refletindo depois para a seleção brasileira.