Nissan lança March por R$ 27.790

  • Redação
  • 23/09/2011 04:05
  • Brasil/Mundo

A Nissan lançou oficialmente nesta quinta-feira (22) o compacto March no Brasil. O veículo que a fabricante anuncia como o primeiro carro popular japonês no país vai custar a partir de R$ 27.790, preço que corresponde à versão de entrada, com motor 1.0 16V flex, que começa a ser vendida nesta quinta. A configuração com propulsor 1.6 16V flex partirá de R$ 35.890 (confira abaixo os preços de todas as versões) e deve chegar às lojas em novembro.

Nissan quer entrar no top 7

O March, que já é vendido no Japão e em outros mercados - em alguns tem o nome de Micra -, é a grande aposta da Nissan para aumentar sua participação no mercado brasileiro para 5% até 2014. Em março passado, a marca chegou a 2%, o melhor resultado desde 2002, quando passou a atuar no país. Para este ano, o objetivo é atingir os 3% do mercado brasileiro, ficando entre as sete principais montadoras do país - atualmente é a 12ª colocada no ranking de vendas. "Vamos passar da segunda para a primeira divisão", diz o presidente da Nissan no Brasil, Christian Meunier.

O executivo confirmou os planos de construir uma nova fábrica no país, mas não revelou o local onde ela será erguida e nem confirmou se a unidade vai fabricar o March -o carro que começa a ser vendido nesta semana vem do México. A nova unidade terá capacidade para produzir 200 mil veículos por ano.

Itens de série

Todas as versões do March são com cinco portas e câmbio manual. Para enfrentar a concorrência pesada dos outros hatchs, ele vem de série com airbag duplo (motorista e passageiro) e tem direção elétrica como opcional para todas as versões. O porta-malas de 265 litros, no entanto, é um dos menores entre os hatchs de cinco portas que lideram em vendas — só ganha do GM Celta.

Também são itens de série do compacto ajuste de altura do banco do motorista e computador de bordo, entre outros. O ar-condicionado é opcional para o modelo de entrada -aparece no pacote Confort, que eleva o preço para R$ 31.990 e inclui a direção elétrica. Todas as versões S já vêm com esses equipamentos.

O motor 1.0 16V bicombustível desenvolve até 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e torque de 10 mkgf a 4.350 rpm. De acordo com a montadora, os índices de consumo no perímetro urbano ficaram em 9,5 km/l (álcool) e 14,2 km/l (gasolina). Já o bloco 1.6 16V flex desenvolve 111 cv a 5.600 rpm e torque de 15,1 mkgf a 4.000 rpm. Os números de consumo na cidade, ainda segundo a Nissan, foram de 8,8 km/l (álcool) e 13,3 km/l (gasolina).

Preços:
Nissan March 1.0 - R$ 27.790
Nissan March 1.0 Plus - R$ 28.490
Nissan March 1.0 Confort - R$ 31.990
Nissan March 1.0 S - R$ 33.390
Nissan March 1.6 S - R$ 35.890
Nissan March 1.6 SV - R$ 37.990
Nissan March 1.6 SR ('esportivo') - R$ 39.990

Sedã Versa também virá
Os detalhes da versão brasileira do March foram dados em San Diego, nos Estados Unidos, onde a Nissan também anunciou a vinda do seda Versa para o Brasil, em novembro, custando até de R$ 36 mil, na versão de entrada, com motor 1.6. Versa é o nome dado à linha Tiida nos EUA e em outros países. No Brasil, o Tiida sedã atual parte de R$ 44,5 mil, com motor 1.8.

O novo carro, que também é produzido no México, vai adotar o nome Versa também no mercado brasileiro. Mas a montadora não confirma que o nome Tiida deixará de existir na família de sedãs no país.

"Será o mesmo Versa que esta à venda aqui nos Estados Unidos", adiantou a gerente de marketing da Nissan no Brasil, Ana Serra. Sem revelar mais detalhes do modelo que chegará ao país, ela confirma, no entanto, que o Versa sofreu adaptações para o mercado brasileiro.

Parceria com estudantes no Brasil

Em apresentações para jornalistas brasileiros no Centro de Design da Nissan em San Diego, executivos da montadora afirmaram que a marca tem muitos planos para o Brasil após os lançamentos do March e do Versa. Uma futura versão da Frontier Attack está em projeto. A atual começou a ser vendida especialmente no Brasil, no semestre passado. Havia três anos que a Frontier não era mais comercializada como Attack.

Um grupo de designers do centro da Califórnia visitou o Brasil, para conhecer melhor o mercado e os desejos do consumidor local. "É um país com muito potencial, que está crescendo loucamente, e a Nissan ainda tem uma participação pequena, mas queremos mudar isso rapidamente", diz o gerente do Centro de Design, Richard Plavetich. "Por isso estamos ouvindo as pessoas não só nas ruas, mas também os estudantes de design [do Brasil], porque esses jovens podem entender e passar os anseios, o conhecimento do consumidor de uma forma que nao conseguiríamos entender sozinhos".