Manual de sobrevivência para o show de Paul McCartney

  • Redação
  • 22/05/2011 10:25
  • Brasil/Mundo

Com o coração na boca e de ingresso na mão, 45 mil fãs de Paul McCartney têm encontro marcado com o ídolo no próximo domingo. Outros 45 mil são esperados para o show da segunda-feira. Desta vez, o Maracanã, que recebeu o ex-Beatle em sua primeira visita ao Rio, em 1990, está fechado para obras. E começa aqui a parte complicada do programa: fora do eixo turístico tradicional da cidade, o Estádio Olímpico João Havelange – o Engenhão – é um território desconhecido até para a maior parte dos cariocas.

Este será o primeiro show no Engenhão, e justamente por isso, até o momento, só os torcedores dos clubes cariocas têm alguma intimidade com o estádio e seu entorno. Os organizadores recomendam o uso de transporte público, e aí começa o problema: transporte público não é exatamente o ponto forte do Rio.

Para simplificar o acesso ao estádio, estão programadas linhas especiais de trem, que são a forma mais simples de chegar ao Engenhão. A boa notícia: a Estação Olímpica Engenho de Dentro fica em frente à entrada da arena. Confira as dicas para aproveitar o show do ex-Beatle sem transtornos:

TRENS
A SuperVia, concessionária que administra o serviço de trem no Rio, disponibilizará composições extras com ar-condicionado, em plataformas de embarque exclusivas. Esses trens farão o trajeto direto até a Estação Olímpica Engenho de Dentro, que fica ao lado do estádio. Os trens extras sairão dos seguintes pontos: Central do Brasil (a mais próxima para quem sai da zona sul), a partir das 17 horas, com intervalos de 30 minutos; Japeri, a partir das 18h05, com intervalos de uma hora; e de Santa Cruz, a partir das 18h09, também a cada uma hora.

O Metrô Rio está vendendo bilhetes de integração com os trens da SuperVia por 8,40 reais (ida e volta). Os passageiros que fizerem essa opção deverão ir de metrô até a Estação Central do Brasil e seguir para a plataforma da SuperVia. No domingo, quem vier pela Linha 2 terá que fazer a baldeação no Estácio de Sá.

ÔNIBUS
Para quem estiver longe das estações de trem e metrô, haverá mais de 40 linhas de ônibus circulando pela região. Uma linha exclusiva, proveniente do Shopping Nova América, vai integrar a estação do metrô Del Castilho ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, via Engenhão. Serão criadas seis áreas de embarque de ônibus na área do evento.

TÁXIS
Os táxis terão acesso às ruas interditadas, mas só poderão parar para o desembarque de passageiros. Na saída do show, será permitido o embarque nos táxis em pontos nas ruas Henrique Scheid, Dr. Padilha, Arquias Cordeiro (em frente à ala sul) e Av. Adolfo Bergamini.
A prefeitura lembra que os passageiros devem exigir que seja cobrado valor do taxímetro. Se o taxista cobrar fora da tabela, a orientação é que o cliente faça a denúncia imediatamente a um dos fiscais de trãnsito. O motorista poderá ser multado e ter o carro rebocado na hora.

CARROS PROIBIDOS
Aqueles que insistirem em ir de carro vão encontrar ruas fechadas e uma megaoperação de combate ao estacionamento e comércio irregulares, com a participação de 226 agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop).

O QUE É PROIBIDO LEVAR
Não será permitida a entrada com máquinas fotográficas profissionais, objetos cortantes ou contundentes, guarda-chuva, garrafas e/ou recipientes com líquidos.

COMO SAIR DO ENGENHÃO
O planejamento de saída prevê a restrição de acesso às vias que contornam o estádio (exceto a Rua Arquias Cordeiro - Ala Sul) para garantir a segurança do público. Os usuários dos coletivos que usualmente seguem por essas vias vão se dirigir à Rua Piauí e à Av. Dom Helder Câmara.

TÁXI
Embarque nas ruas Henrique Scheid, Dr. Padilha, Arquias Cordeiro (em frente à ala sul) e Av. Adolfo Bergamini.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES
Serão criadas seis áreas de embarque de ônibus das linhas regulares que passam pela área do evento. As linhas regulares não relacionadas nas áreas de embarque e desembarque manterão seus itinerários e paradas intermediárias.