Ministro diz que combustível ficará mais barato hoje

  • Redação
  • 09/05/2011 12:44
  • Brasil/Mundo

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que os motoristas brasileiros já devem sentir hoje quedas de preços da gasolina e do etanol nos postos. As fortes altas de preços dos combustíveis têm forçado o governo a tomar medidas para frear esse movimento, incluindo a importação de gasolina de fora e a antecipação da colheita da cana-de-açúcar.

O movimento foi o seguinte: por causa da entressafra da cana (quando a planta está crescendo e não pode ser colhida para ir para as usinas), faltou etanol nas bombas e o preço subiu. O produto passou a ter desvantagem em relação à gasolina em quase todos os Estados, e os motoristas optaram por abastecer com o derivado do petróleo.

Essa corrida pela gasolina fez aumentar a procura e causou elevação de preços em um cenário de instabilidades políticas no Oriente Médio e países do norte da África, que estão entre os maiores produtores de petróleo do mundo.

O álcool passou de R$ 2,20 em vários postos, enquanto a gasolina podia ser encontrada por mais de R$ 3 o litro.

Em sessão na Câmara dos Deputados, Lobão afirmou nesta segunda que o país precisa investir em produção para evitar as fortes altas de preços vistas nos últimos meses.

- A partir de hoje poderemos perceber nitidamente a redução do preço do etanol na bomba. O governo tomou as medidas necessárias, mas precisamos entender que esse é um mercado livre. Precisamos agora elevar drasticamente a produção para que, com o excesso de oferta, se possa ter a redução dos preços.

Em entrevista ao R7 em abril, o presidente do Conselho de Administração da Cosan, maior grupo produtor de açúcar e álcool do Brasil, Rubens Ometto, lembrou que a última lavoura de cana-de-açúcar teve perdas de 10% por causa da estiagem. A alteração climática gerou perdas da ordem de 4 bilhões de litros de etanol no mercado, segundo Ometto.

De olho na falta do etanol no mercado, a presidente Dilma Rousseff assinou a MP (Medida Provisória) 532 no fim de abril, que pode reduzir de 25% para 18% a mistura de álcool na gasolina. Além disso, o governo passou ao controle da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) o poder de regular a produção, a importação, a exportação, a estocagem e a venda do etanol e de outros biocombustíveis.

Lobão afirmou que há nove anos o combustível sai das refinarias com o mesmo preço. Para ele, o aumento de preços ocorre nas distribuidoras e nos postos de gasolina. Ele admitiu, incçusive, que em alguns Estados há cartel nos postos de gasolina.

- Nitidamente está havendo cartel. Pedi que a ANP fosse ao Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] para que esse descalabro fosse resolvido.

O ministro disse que, a partir de agora, as punições para os donos de postos que formam cartéis na cobrança dos combustíveis serão rigorosas. Pode haver cobrança de multa e até o fechamento do posto.