Do que se trata CineMografia?

  • Redação
  • 18/07/2012 08:28
  • Cinemografia

Apesar de já ter feito parte da equipe de blogueiros do portal Minuto Arapiraca, fui convidado a retomar com um novo projeto, completamente direcionado à sétima arte, sendo assim, antes de dar início ao pretendido, nada mais justo do que utilizar o espaço do primeiro post para apresentar o que seria o CineMografia.

Em primeiro lugar, o nome do blogue. CineMografia nada mais é do que a contração entre as palavras "Cinema" e "filmoGrafia", visto que o grande foco do espaço é o comentário acerca de filmes diversos com o objetivo de aos poucos reunir as filmografias de diversos cineastas. A análise não passará necessariamente por descriminação de enredo (leia-se sinopse do filme), mas sim pela minha subjetividade acerca da técnica, da narrativa e dos temas debruçados pelo filme comentado. Sendo assim, cada postagem se debruçará por um filme específico, que terá uma análise própria e crítica, independentemente de gênero, época, nacionalidade ou apelo comercial, já que existem filmes bons e ruins, sejam estes arrasa-quarteirões de âmbito pop ou produções de autor, com requinte artístico e vencedores de festivais diversos.

Na verdade, o CineMografia já existia (e ainda existe) como um blog em formato parecido, contudo agora como parte do portal Minuto Arapiraca, a amplificação de visibilidade no que se refere ao público arapiraquense (e, por que não, alagoano) será possivelmente maior, além de ser uma ótima oportunidade para aqueles que curtem cinema ou para os que desejam entender/sentir esta mídia/arte um pouco melhor, em especial pela chegada cada vez mais próxima do cinema na nossa cidade, como parte do vindouro shopping a ser inaugurado ainda este ano (será)?

Falando em inauguração de cinema, não poderia deixar de comentar acerca de um projeto do qual participo, que tem como finalidade levar obras cinematográficas de "qualidade" ao público arapiraquense, a Mostra de Filmes e Cineastas organizada pelo CineClube 4 Estações, sob o comando de Dayane Teles e com a minha escalação de filmes (porém, aberto a sugestões e pedidos), que acontece no auditório do Memorial Ceci Cunha da Mulher (anteriormente às quintas-feiras, a partir das 19 horas), atualmente aos sábados, às 18 horas. Somente este ano passaram pela tela do auditório filmes como "Bicho de Sete Cabeças", de Laiz Bodanzky, "Si Può Fare", de Giulio Manfedronia, "Um Método Perigoso", de David Cronenberg, além das Mostras temática de cineastas como a do mexicano Alejandro González Iñárritu (todos os seus filmes - "Amores Brutos", "21 Gramas", "Babel" e "Biutiful" - foram exibidos) e da que está acontecendo neste mês de julho, a do canadense David Cronenberg, onde já tivemos as exibições dos filmes "Videodrome, a Síndrome do Vídeo" e "Crash, Estranhos Prazeres" e que tem prosseguimento no próximo sábado, com o filme "eXistenZ" e será encerrada no sábado posterior, dia 28, com o filme "Marcas da Violência". Com a fórmula de exibição dos filmes e depois a explanação de ideais e opiniões num debate, as Mostras de Filmes infelizmente tem sofrido pela falta de público, mesmo sendo um projeto divulgado e sem fins lucrativos (a entrada é franca). Sendo assim, para você que não sabia da existência dessa opção de cultura e lazer na cidade, não custa nada marcar presença e divulgar este projeto, que caminhará paralelamente ao vindouro cinema que na cidade aportará.

Voltando ao projeto do CineMografia, espero que o mesmo seja bem recebido, comentado e, principalmente, solicitado. Como assim? Para um projeto como esse (de mais do que avaliar, de comentar sobre o que o filme traz como mérito e demérito, no meu ponto de vista) nada mais importante do que escrever sobre filmes que interessem ao público (seja este qual for), então nada mais justo do que acatar algumas das sugestões de vocês leitores, além de obviamente sempre abrir espaço para os novos lançamentos saindo do forno (ponto este que será mais eficaz após a inauguração das salas de cinema da cidade). Sendo assim, não se acanhem, peçam filmes a serem comentados, apontem seus diretores preferidos, os gêneros de filmes que mais os agradam (inclusive planejo vez ou outra disponibilizar listas de filmes, como por exemplo "Os melhores filmes de terror da década de 1980" etc.), ou qualquer coisa que tenham relação com o blogue para que possa ser ou não alvo da pauta deste.

Espero que a metodologia do blogue tenha ficado clara (caso não, acessem o blog primeiro, que continuará no ar: http://cinemografia.blogspot.com.br/), espero que os amantes e interessados pela sétima arte compareçam virtualmente a este espaço, espero que cresça o interesse pelo projeto de filmes do CineClube 4 Estações (lembrem-se, aos sábados, a partir das 18 horas, no Memorial da Mulher Ceci Cunha), que terá o mês de agosto dedicado a alguns filme do mestre Martin Scorsese e, mais do que tudo, espero que este que vos escreve possa produzir textos interessantes, objetivos e lógicos, que prestem tributo a esta manifestação artístico-político-filosófica que tanto prezo, aquela que mostra o olhar da vida através dos olhos da câmera, o secular cinema.