Blog Saúde Bucal: Cuidados com a Higiene Oral dos Bebês

  • Redação
  • 28/10/2011 23:33
  • Saúde Bucal

Quando temos um bebê os cuidados são sempre em dobro, nos preocupamos com sua higiene, alimentação e saúde, e com a saúde bucal não poderia ser diferente, ela é tão importante quanto os demais cuidados. Bons hábitos de higiene bucal garantem a seu filho benefícios e uma vida mais saudável.

A higiene bucal dos bebês começa muito antes do que imaginamos, antes mesmo de nascerem os primeiros dentinhos. A mãe após amamentar seu filho já deve iniciar a higiene oral da criança, isso deve ser feito com o auxilio de uma frauda (reservada apenas para higiene do bebê) umedecida em água filtrada ou com uma gaze, que deverá ser passada em volta dos roletes gengivais e no dorso da língua. A

mãe também deve ter alguns cuidados para não transmitir bactérias que afetem a saúde bucal do seu bebê, contato direto como quando o bebê coloca as mãos em sua boca, e daí na própria boca, na hora da alimentação ao soprar a comida do bebê, e até quando for fazer um carinho, como dar um beijinho na boca da criança. É por isso que é tão importante que os pais mantenham seus próprios dentes e gengivas saudáveis.

Outro cuidado é com o uso de antibióticos (tetraciclina) feito pela mãe durante a gestação ou no período de amamentação que pode causar manchas e descoloração aos dentinhos do bebê. Há também a cárie de mamadeira causada pelo consumo frequente de líquidos que contem açúcar acumulados por um longo período ao redor dos dentes, ela afeta os dentes anteriores superiores e inferiores, e no estagio mais avançado os posteriores. Para se evitar nunca deixe seu filho adormecer tomando mamadeira, evite usar açúcar na mamadeira, sempre faça a higiene oral do seu filho.

A primeira dentição tem inicio as seis meses de idade do bebê e continuam a irromper até o terceiro ano de idade. Nesta fase muitas crianças ficam com as gengivas mais sensíveis e irritáveis. Para aliviar o sofrimento do seu bebê você pode fazer massagem na gengiva dele usando seu dedo, um mordedor, ou oferecer alimentos sólidos (cenoura, biscoitos...) pra ele ficar mordendo. Se seu filho tiver febre durante o aparecimento da dentição, procure um médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema.

Ao nascerem os primeiros dentinhos a higiene deve continuar da mesma maneira já citada ou com o auxilio de uma escova apropriada, neste período de formação da primeira dentição (dentição decídua) é importante levar a criança ao dentista para que tenha um acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos dentes. Os cuidados dos dentes de leite são importantes, pois ajudam as crianças na mastigação, na fala, na aparência e principalmente porque eles são os guias dos dentes permanentes. Em relação ao flúor, é bom procurar o seu dentista para ver se há necessidade de fazer aplicação no bebê.
.