Descubra o que é um tratamento de canal dentário

  • Redação
  • 23/10/2011 18:38
  • Saúde Bucal
Tratamento de canal
Tratamento de canal

Muitas pessoas com certeza já se depararam com a situação de ir ao dentista restaurar um dente e ele diz: infelizmente seu dente não dá pra fazer apenas a restauração, deve ser feito primeiro um canal! AH...? O que é canal Doutor? Muitos fazem essa pergunta, então fique atento nesta postagem e descubra o que é um tratamento de canal.

O que é Tratamento de Canal?

O tratamento do canal ou tratamento endodôntico consiste na retirada do nervo do dente (polpa dentária, tecido encontrado internamente) da raiz do dente. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou necrosada (morta) é removida, o espaço radicular deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal radicular. Em outros tempos os dentes com a polpa infeccionada ou necrosada (morta) eram extraídos. Já nos tempos atuais o tratamento de canal salva muitos dentes que de uma forma ou de outra seriam perdidos.

Os casos mais comuns onde ocorre a necrose ou infecção pulpar são:

• Dente quebrado – traumas;
• Cárie profunda – evolução natural da carie dental;
• Dano ao dente, como um trauma forte, seja recente ou mais antigo;

Caso a polpa esteja infeccionada ou necrosada, se não for tratada, pode- se formar secreção purulenta (pus) no ápice radicular (ponta da raiz) dentro do osso maxilar, e consequentemente formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso ao redor o dente, causando dor.


Como é tratado o canal?

O tratamento de canal é feito por etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas:

Primeiramente, é feita uma abertura, o acesso à polpa dentária.

Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.

Caso necessite de outra visita, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa dentária, com a finalidade de proteger o dente no intervalo das visitas.

A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. É usado um material em forma de cone (flexível) que é inserido nos canais, selado em posição com um cimento apropriado.

Na etapa final, é realizada a restauração da coroa dentária, em outros casos uma coroa é colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe dar uma aparência natural. E caso o dente tenha sido fraturado ou esteja muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.