Mau hálito, um mal curável

  • Redação
  • 19/08/2011 20:50
  • Saúde Bucal

Vamos falar de um “mal” que acomete muitas pessoas, e que na maioria das vezes nem percebem que estão com esse tipo de problema. O mau hálito ou halitose. Estudos mostram que cerca de 50% da população adulta sofrem desse mal.

Mas como saber se tem halitose?

Uma forma de se saber é cobrindo a boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito; outra é perguntando a alguém que você confie; também tem o mau hálito matinal aquele quando você acorda de manhã que é resultado da produção menor de saliva durante o período noturno, permitindo a deteriorização de ácidos e substâncias, que ao escovar bem dentes e língua, e usar o fia dental antes de dormir, logo o elimina.

E o que causa mau hálito?

O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados à sua alimentação, (como atum, cebola, alho e etc), caso perceba que seu mau hálito é produzido devido aos alimentos que consome, selecione esses alimentos e veja se a causa real. O fumo e bebidas alcoólicas também podem causar esse mau. Já os fatores internos podem estar ligados a higiene bucal, que afetam o corpo de forma sistêmica.

A maioria das bactérias causadoras do mau hálito acumulam-se na língua na parte posterior, são os compostos sulfurados voláteis. Outras causas são: problemas dentários, próteses totais mal higienizadas, problemas de garganta e nariz, medicações, problemas sistêmicos (diabetes, infecções, gástricos e etc).

Como Tratar o mau hálito?

Realizando uma boa higiene bucal, três vezes ao dia, escovando com creme dental com flúor, fazendo uso de fio dental, e escovando bem língua e próteses. Procure seu Dentista para saber a causa real do seu problema e a melhor maneira para tratá-lo.

Dica: não chupe balas para disfarçar o mau hálito, você pode agravar ainda mais o problema. O ideal é caprichar na escovação e procurar sempre um Dentista.

Um hálito puro e saudável é possível sim.