Célia Rocha visita instalações da Frigovale em Arapiraca

  • Assessoria
  • 07/08/2015 11:07
  • Cidade

Na manhã desta quinta-feira (6), a prefeita Célia Rocha e o secretário de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, visitaram as instalações da empresa Frigovale, que vai funcionar no prédio do terceiro matadouro regional, localizado na comunidade Baixa da Hora. A matriz da empresa está situada no estado do Mato Grosso há mais de 25 anos.

A visita contou com a presença do diretor da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marcelo Lima, e do diretor da empresa, Jaelson Gomes, entre outros gestores e técnicos da Frigovale.

A empresa está investindo R$ 10 milhões no projeto para abate de cinco mil animais, entre ovinos e suínos

As modernas instalações do matadouro estão sendo ampliadas com mais equipamentos e tecnologia de última geração.

Segundo o secretário de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, a empresa venceu a licitação para a realização do empreendimento.

“A prefeitura está dando total apoio a esse projeto. Tudo está sendo feito a partir das exigências ambientais e da legislação vigente”, salientou o secretário.

Com a inauguração do matadouro, marcada para o dia 21 de setembro deste ano, a meta da Frigovale é atender às demandas de Arapiraca e mais 25 municípios do Agreste e parte do Sertão de Alagoas,

Estrutura

O empreendimento está sendo feito em uma área total de 10 hectares (3 mil m2 área construída)  e capacidade de ampliação para dez mil animais por mês.

O diretor da Frigovale disse que a empresa já adquiriu equipamentos de ponta, incluindo aparelhos para sistema de refrigeração, 22 evaporadores, dois condensadores, currais, três lagoas de decantação e quatro tanques, e um tratamento especializado para o aproveitamento completo dos subprodutos - sebo, couro e chifres.

Jaelson Gomes disse que a iniciativa da Frigovale instalar o empreendimento se deve ao constante desenvolvimento do município, e pelo trabalho realizado pela gestão da prefeita Célia Rocha com o apoio do governo estadual.

Ele esclareceu que serão ofertados 200 empregos diretos, com atendimento às Normas do Ministério do Trabalho e inspeção sanitária e ambiental.

O diretor da Adeal, Marcelo Lima, lembrou que Alagoas tem um contingente de 21 mil cabeças que dependem da certificação.

A implantação do frigorífico de Arapiraca, segundo Lima, reduzirá o número para 11 mil, atendendo, principalmente, os municípios de toda a região.

A construção do Frigorífico Frigovale é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Prefeitura de Arapiraca e a iniciativa privada, por meio de convênio de concessão onerosa, através de processo licitatório por um período de 25 anos.

“A nossa expectativa é de que a conclusão das obras ocorra até o final deste mês de agosto, para, em seguida, ajustarmos os equipamentos para o abate e produção de carne de qualidade, atendendo à demanda de consumo local com possibilidade de expansão até para outros estados”, completou o diretor da empresa.

A prefeita Célia Rocha destacou, mais uma vez, a confiança da classe empresarial alagoana e de outros estados do Brasil no potencial econômico de Arapiraca para geração de empregos e renda.

“É gratificante observarmos de perto um investimento de tamanha envergadura. Esse empreendimento vai atender à demanda de nossos criadores, e, acima de tudo, com a produção e comercialização de carne com qualidade dentro das normas técnicas e ambientais”, afirmou Célia Rocha.

A previsão do início do funcionamento da Frigorífico Frigovale é para o dia 21 de setembro, com o abate mensal de cinco mil animais.