Prefeitura convoca CASAL e CAB do Agreste para discutir melhoria no abastecimento

  • Assessoria
  • 02/06/2015 13:04
  • Cidade
Assessoria

Na manhã desta terça-feira (2), a Câmara Municipal de Lagoa da Canoa foi palco de uma audiência pública onde foram discutidas soluções para a melhoria no abastecimento d’água no município. A reunião teve a participação do prefeito Álvaro Melo (PMDB), vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) e CAB Águas do Agreste.

De acordo com o vice-presidente da Companhia, Francisco Beltrão, o rápido crescimento de Lagoa da Canoa, nos últimos anos, comprometeu significativamente a qualidade do abastecimento, principalmente na zona urbana. Outro problema apontado por Beltrão são as inúmeras ligações clandestinas, inclusive na zona rural, que acabam prejudicando todo o município.

Na oportunidade, o prefeito Álvaro Melo falou sobre as dificuldades da população canoense no que diz respeito a qualidade no abastecimento. “Essa é uma excelente oportunidade para, juntos com a Câmara de Vereadores, CASAL, CAB e a população, definirmos alguma solução para que o problema da falta d’água em nossa cidade seja pelo menos amenizado”, frisou o prefeito.

Representantes das Companhias apresentaram uma solução a curto prazo, onde o município custearia a construção de caixas d’água em alvenaria com tampa para ventosas e outras duas para válvulas reguladoras de pressão (VRP’s). A obra teria um custo médio de R$ 30 mil e aumentaria a vazão à zona urbana dos atuais 45 metros cúbicos para 56 metros cúbicos de água por hora.

Após avaliar a proposta dos técnicos, o prefeito Álvaro Melo frisou que a Prefeitura se propõe publicamente a ajudar a resolver o sofrimento do povo canoense e solicitou uma planilha da CASAL com especificação de material e projeto da obra a fim de que seja construído um cronograma de trabalho.

“A falta d’água em Lagoa da Canoa, principalmente na zona urbana, tem comprometido toda a cadeia de desenvolvimento, prejudicando comerciantes, moradores, órgãos públicos, entre outros. Juntamente com a CASAL e CAB vamos viabilizar a execução dessa obra, que deverá trazer uma melhoria considerável em nosso abastecimento”, disse o prefeito.

Da CASAL estiveram presentes o vice-presidente Francisco Beltrão; o gerente da Unidade Agreste, Tácito Marques; o engenheiro mecânico, Clóvis Miranda; o técnico industrial, Gilberto Rocha, e o superintendente de negócios do interior, Antônio Fernando. Já a CAB foi representada pelo coordenador operacional, Gustavo Papini, e pelo engenheiro civil, Francisco Bezerra.