Familiares protestam pela não liberação de corpos no IML

  • Redação
  • 25/09/2012 15:40
  • Cidade
Adalberto Custódio

No final da tarde desta terça-feira (25), cerca de 60 pessoas bloquearam a avenida Governador Lamenha Filho, em frente ao Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca. O protesto foi motivado pela não liberação dos corpos, por conta da greve dos médicos legistas, que vinha comprometendo a realização das necropsias.

De acordo com informações fornecidas por servidores do IML, na tarde desta terça-feira havia sete corpos aguardando por exames de necropsia, sendo que dois deles já estavam em estado de putrefação. Como forma paliativa, o IML passou a liberar os corpos sem a realização do exame, mas desde que a família assinasse um termo de compromisso, atestando uma exumação posterior.

“Eles querem passar para nós a responsabilidade da liberação dos corpos. E quem garante em quanto tempo esse exame será feito? Alguns aqui foram vítimas de arma de fogo e a justiça certamente precisará do laudo para dar celeridade ao processo”, frisou Jaelson Gama dos Santos, familiar de uma vítima.

Os manifestantes bloquearam a avenida com paus, pneus, galhos de árvores, pedras e depois atearam fogo, provocando um grande congestionamento no local. A Polícia Militar chegou a ser acionada, mas ficou observando tudo de longe, aguardando a chegada do Centro de Gerenciamento de Crises.

FIM DA GREVE
O protesto foi encerrado quando o grupo recebeu a informação do fim da greve dos legistas. Neste caso, todos os corpos serão necropsiados e liberados a partir da manhã desta quarta-feira (26).