Pais colocam em risco a vida dos filhos no trânsito arapiraquense

  • Redação
  • 10/09/2012 15:43
  • Cidade
Adalberto Custódio

Quem conhece o trânsito de Arapiraca, certamente já presenciou abusos cometidos por pessoas a bordo de motocicletas. Uma das infrações mais comuns é o desuso do capacete, equipamento de fundamental importância para a preservação do crânio, no caso de acidentes como colisões ou quedas.

Muitos pais e mães, sem terem a noção exata do perigo, colocam em risco a vida dos filhos, carregando-os nas garupas sem a proteção adequada, ou seja, o uso do capacete. As desculpas são as mais variadas possíveis. Há os que dizem que os capacetes são grandes demais para as crianças e ainda os que alegam que, devido a altura inferior do garupa, o capacete fica batendo nas costas e atrapalhando a atenção do condutor. Pura conversa fiada!

Talvez eles não tenham conhecimento que estudos efetuados para avaliar a eficácia do uso de capacetes, demonstraram que o seu uso pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face. O capacete protege o usuário desde que utilizado corretamente, ou seja, afivelado, com todos os seus acessórios e complementos.

Transitar sem viseira ou óculos de proteção (ou com a viseira levantada) também é infração de trânsito gravíssima, com multa de R$ 191,54 e suspensão direta do direito de dirigir.