Diretores da Casal visitam áreas da nova adutora do Agreste

  • Redação
  • 07/09/2012 20:14
  • Cidade

As áreas onde serão construídas a captação, estação elevatória, reservatórios e estação de tratamento de água (ETA) da nova adutora do Agreste, que começa a ser implantada neste mês, mediante parceria público-privada (PPP), foram visitadas nesta quarta-feira (5) por diretores, gestor e engenheiros da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Galvão Engenharia, da qual faz parte a CAB Águas do Agreste, empresa vencedora da licitação da PPP e responsável pela construção do novo sistema adutor do Agreste e operação e manutenção das adutoras existentes.

A visita começou às margens do Rio São Francisco, em Traipu, onde será instalada a captação, e terminou em Arapiraca, parte final da adutora e onde será construída uma estação de tratamento de água (ETA) que vai destinar até 1.500m³ de água por hora para a cidade de Arapiraca, especificamente. Além dessa adutora, a cidade de Arapiraca e as demais do sistema adutor do Agreste continuarão recebendo água das adutoras existentes, com os melhoramentos operacionais que também se iniciam este ano.

De acordo com o presidente da Casal, engenheiro Álvaro Menezes, as obras da adutora começam este mês e deverão ser concluídas nos próximos 18 meses. O período de gestão compartilhada entre a Casal e a CAB Águas do Agreste, segundo ele, já começou e deve perdurar pelos próximos 90 dias.

Entre Traipu e Arapiraca, a nova adutora percorrerá 57km e beneficiará 10 municípios: Igaci, Craíbas, Coité do Nóia, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Feira Grande, Olho d’Água Grande, Campo Grande, São Brás e Arapiraca. O novo sistema adutor, onde estão sendo investidos R$ 130 milhões, vai produzir cerca de 1,5 milhão de litros de água por hora.

Além de Menezes, participaram da visita de inspeção os engenheiros Osmar Lisboa, vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia da Casal; Moisés Vieira, vice-presidente de Gestão Operacional; Antônio Fernando, superintendente de Negócio do Interior; Ricardo Ítalo, gerente da Unidade de Negócio Agreste; Tácito Marques, gestor da PPP; Carlos Eduardo, representante da Galvão Engenharia; Luiz Neto, supervisor de Análise de Projetos da Casal; e Cloves Miranda, da UN Agreste.