Primeira turma de Direito da Uneal vai homenagear Rogério Teófilo

  • Redação
  • 24/08/2012 10:50
  • Cidade

A primeira turma de 25 formandos em Direito da Universidade Estadual de Alagoas – (Uneal) será denominada “Professor Rogério Auto Teófilo”. A decisão foi comunicada na noite desta quinta-feira, 23, ao homenageado que lecionou Direito Constitucional para a turma durante um dos períodos de seis anos na instituição de ensino superior.

A festa de formatura vai ocorrer em Arapiraca no período de 10 a 14 de dezembro deste ano, com uma série de solenidades. A comissão de formatura que comunicou a homenagem ao professor Rogério Teófilo, e formada pelos formandos, João Paulo Claudino, Tiago Soares Vicente e Hugo Henrique de Almeida Lopes.

Dos 25 formandos 21, são de Arapiraca enquanto quatro são das cidades de Girau do Ponciano e Campo Alegre. Dos 25 formandos da turma, 10 já prestaram exame na Ordem dos Advogados do Brasil – (OAB) e foram aprovados. Os formandos em Direito da Uneal obtiveram um índice de aprovação no exame de 62%, enquanto os aprovados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi de 27%.

Para o professor Rogério Auto Teófilo, a formatura da primeira turma em Direito pela Uneal é um marco histórico e um coroamento de uma luta de arapiraquenses pela interiorização dos cursos universitários no final da década de 60, quando os professores José Moacir Teófilo, o então prefeito João Batista e o então secretário municipal Severino Leão participaram da criação da Fundação Educacional de Alagoas.

Anos depois esta instituição de ensino superior passou para a Fundação Universidade Estadual de Alagoas – Funesa, através do projeto de Lei 187/95, do então deputado estadual Rogério Auto Teófilo.

Eleito deputado federal para a legislatura 2003/2007, Rogério Teófilo empunhou a bandeira da defesa da Educação, assumindo como titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e da Comissão de Ensino Superior.

Para Rogério Teófilo, que sensibilizado agradeceu a homenagem, nenhuma cidade se desenvolve economicamente sem investir e fortalecer a Educação, principalmente, se esse esforço não alcançar a sociedade de uma forma geral.