Sonora Brasil com apresentação em Arapiraca no próximo sábado

  • Redação
  • 16/08/2012 11:48
  • Cidade

O Sonora Brasil promovido pelo SESC Departamento Nacional objetiva a formação de ouvintes musicais, é um projeto temático que visa desenvolver programações identificadas com a evolução histórica da música brasileira, e busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música no País, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. Valorizando assim, a pureza do som e qualidade das obras e de seus intérpretes, num processo de intercâmbio cultural.

Em sua 15ª edição o projeto chega a Alagoas, e traz em sua bagagem de atrações os temas Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que faz parte do biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema.

Sotaques do Fole apresenta nesse 1º circuito o acordeão de 120 baixos, com Maninho Rocha do Mato Grosso do Sul, que traz a música tradicional da região centro-oeste do Brasil. O ritmo teve origem na emigração de paraguaios para as cidades fronteiriças e posteriormente para o interior do centro-sul do estado do Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul (MS).

Várias influências culturais dos paraguaios estão presentes na rotina do povo sul-mato-grossense, inclusive na música, a polca paraguaia, a guarânia e o chamamé, este último de origem Argentina, formaram a base do repertório que se consolidou nas festas familiares e nas festividades populares.

MANINHO ROCHA E GRUPO (MS)

Maninho Rocha é filho do conhecido Rei do Chamamé, Dino Rocha acordeonista, compositor e cantor, que desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical local sempre preocupado com a preservação de suas características autênticas. Maninho seguiu os passos do pai desempenhando seu mesmo talento musical. Sua apresentação por Alagoas contará com o acompanhamento dos violonistas Hugo César e Tico Rocha, chamamezeiros com larga experiência como acompanhadores dos gêneros tradicionais da região. O repertório abrange desde a chegada dos paraguaios na passagem dos séculos XIX e XX até os dias atuais, incluindo também composições próprias.


Repertório de Maninho Rocha e Grupo (MS)

El Kangui (Tradição oral), chamamé
Amélia (Tradição oral), chamamé
Cambacuá (Tradição oral), chamamé
O passo da ema (Rezendinho), rasqueado
Siriema do Mato Grosso (Mário Zan / Nhô Pai), rasqueado
Curitibana (Tonico, Tinoco e Perigoso), marchinha
Baile das crianças (Dino Rocha), marchinha
Ama kiriri (Tradição oral), guarânia
Rancheirinha de Mané Nanias (Manoel Ananias), rancheira
Um Chamamé para Transito Coco Marola (Dino Rocha), chamamé
Gaivota Pantaneira (Dino Rocha), chamamé
Caraipiano (Dino Rocha), chamamé
Colorado (Tradição oral), polca paraguaia

SERVIÇO

Arapiraca
Sonora Brasil – Sotaques do Fole (1º circuito)
Grupo: Maninho Rocha e Grupo (MS)
Data: sábado, 18 de agosto
Local: Sesc Arapiraca (Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca – AL)
Horário: às 16h
Entrada franca
Mais informações: (82) 3482-2400

Maceió
Sonora Brasil – Sotaques do Fole (1º circuito)
Grupo: Maninho Rocha e Grupo (MS)
Data: domingo, 19 de agosto
Local: Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro, Maceió – AL)
Horário: às 16h
Entrada franca
Mais informações: (82) 3326-3133