Seleção para monitores atinge mais de 22 mil inscrições

  • Redação
  • 16/08/2012 11:37
  • Cidade

As inscrições para o processo seletivo de monitores da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encerradas na última sexta-feira (10), contabilizaram o total de 22.263 candidatos. De acordo com o levantamento final apresentado pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), responsável pelas provas, houve maior procura de candidatos nas monitorias das escolas pertencentes às Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios.

A presidente da comissão do processo seletivo, Tereza Melo, enfatiza que a contratação de monitores vai ser fundamental para aprimorar o ensino-aprendizagem nas escolas da rede pública estadual, contribuindo para elevar os indicadores educacionais do Estado.

“A Secretaria de Educação está otimista com o processo seletivo. O número de candidatos está bem acima da expectativa, o que significa que poderemos suprir as carências de profissionais em toda Alagoas, principalmente nas regiões do Sertão, Agreste e Vales do Mundaú e Paraíba”, explica Tereza.

Os cartões de inscrição com informações sobre hora e local da prova serão disponibilizados no dia 3 de setembro, por meio sistema da Copeve (www.copeve.ufal.br). Erros no nome do candidato, número do documento de identificação ou data de nascimento devem ser corrigidos no próprio sistema.

A prova

A prova será realizada no dia 9 de setembro nos municípios de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema e será constituída de 50 questões para todos os cargos, das quais 15 de português, 10 de raciocínio lógico e 25 específicas do cargo. Com duração de três horas para todos os cargos, a prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório.

O candidato deve apresentar-se no local munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de inscrição e documento oficial de identidade. Os portões dos locais de prova serão abertos com uma hora de antecedência e fechados vinte minutos antes do horário indicado no cartão.

“Os candidatos devem estar atentos a todos os detalhes dispostos no edital. Simples descuidos como apresentação de documentos errados ou atrasos no dia da prova podem acarretar eliminação no processo”, alerta Tereza Melo, responsável pela seleção.

Contratação

Os aprovados serão contratados por tempo indeterminado, de acordo com a necessidade identificada pela SEE. O período máximo de duração do contrato é de 24 meses. Portadores de deficiência ou condições especiais têm direito a 5% das vagas disponibilizadas no certame.

A jornada de trabalho dos contratados será de 20 horas semanais para os classificados nos Anos Iniciais e até 40 horas semanais para os que atuarão com disciplinas dos anos finais e Ensino Médio.