SESAU capacita fiscais da Vigilância Sanitária em Arapiraca

  • Redação
  • 26/07/2012 03:54
  • Cidade

Começou nesta quarta-feira (25), em Arapiraca, um curso de capacitação direcionado aos fiscais da Vigilância Sanitária que atuam naquele município. Conduzido por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), o curso prossegue nesta quinta-feira e tem como objetivo treinar os profissionais sobre as corretas práticas alimentares, com o intuito de que atuem corretamente durante as inspeções.


No primeiro dia, cerca de 40 profissionais da Vigilância Sanitária arapiraquense participaram das atividades. O treinamento contou com a abordagem de técnicas sobre a correta identificação dos alimentos acondicionados, o uso de Equipamentos de Proteção Individuais, conhecidos como EPIs, assim como a inspeção se os objetos usados para a fabricação obedecem as normas básicas de adequação e higiene.

“Um dos pontos básicos a serem observados pelos fiscais durante as inspeções, é se os manipuladores dos alimentos estão usando máscaras, luvas, proteção para os cabelos (toucas) e se os objetos estão bem higienizados, estocados e acondicionados na temperatura adequada”, disse a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Márcia Santana.

A capacitação prossegue nesta quinta-feira (26) e, ainda de acordo com Márcia Santana, o conteúdo programático deverá abordar temas importantes como a classificação dos microorganismos, perigos em alimentos, critérios de segurança, legislação vigente e desafios e conquistas alcançadas na fiscalização de alimentos. “O mais importante é investir no recurso humano, pois são esses profissionais que têm a responsabilidade da correta inspeção e, conseqüentemente, da qualidade dos alimentos que ingerimos”, frisou a gerente.

A Vigilância Sanitária de Arapiraca tem, atualmente, 8 mil estabelecimentos cadastrados, entre restaurantes, lanchonetes, pizzarias, quiosques, barracas, padarias e outros. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, Walkíria Bastos, esses pontos de comércio estão espalhados pelas zonas urbana e rural. “Além dos estabelecimentos fixos, também temos como alvo de inspeções as feiras livres da cidade. No último período junino realizamos a capacitação dos ambulantes que comercializaram alimentos nos eventos festivos”, frisou Walkíria.

O curso será concluído nesta quinta-feira (26) e as atividades acontecem das 8 às 18 horas no auditório da antiga sede da Secretaria de Estado da Saúde, localizada na Baixa Grande.