Notificação de acidentes de trabalho é tema de capacitação

  • Redação
  • 25/07/2012 15:22
  • Cidade

Técnicos dos municípios das 7ª e 8 ª Regiões de Saúde participaram, nesta quarta-feira (25), de uma capacitação sobre o serviço de notificação de agravos e acidentes de trabalho. A atualização, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aconteceu no auditório do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió.

A oficina, que ainda terá a participação de outras regiões, teve como objetivo instrumentalizar as administrações municipais quanto à nova estratégia de notificação estabelecida pelo governo federal. A meta é pelo menos 75% das cidades alagoanas tenham um serviço do tipo e registrem os incidentes ocorridos no ambiente de trabalho.

A programação do evento contou com as palestras Operacionalização do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no Estado e o Sistema de Informação de Agravo e Notificação (Sinan): Por quê? Para que? Para quem? e Como?. Os participantes também foram divididos em grupos para o preenchimento dos campos da ficha de notificação.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, a capacitação teve como finalidade orientar os técnicos com as informações necessárias para a implantação do serviço. “Esperamos que todos passem a fazer esse atendimento e possam chegar a suas cidades com algum produto, levando a ideia e dando continuidade a esse trabalho”, disse.

Ela ressaltou que, antes do Pacto Pela Saúde, Alagoas possuía apenas 18 municípios sentinelas, responsáveis por desenvolver políticas de promoção da saúde de forma a garantir o acesso do trabalhador às ações integradas de vigilância e assistência. “Anteriormente, apenas esses municípios notificavam casos, mas, agora, isso deverá ser feito por todos eles”, acrescentou.

Participaram da atividade, técnicos municipais da área de vigilância epidemiológica e das unidades de saúde de Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Jaramataia, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Taquarana, Estrela de Alagoas, Água Branca, Maravilha e Major Isidoro.

O treinamento prossegue nesta quinta-feira, desta vez voltado para a 9ª e a 10ª regiões de Saúde. O calendário será retomado no dia 2 de agosto, tendo como público a 1ª e a 5ª; e nos dias 3 e 8, com a 3ª e a 4ª e a 2ª e a 6ª regiões, respectivamente.

Notificações

Segundo Gardênia Santana, até o mês passado, foram registrados 549 acidentes de trabalho em 23 cidades de Alagoas – incluindo ocorrências com material biológico, intoxicações, ocorrência de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (DORT), perda de audição, incidentes com animais peçonhentos e dermatoses, entre outros.

Já em 2011, foram 1.371 casos foram notificados em 37 localidades. “Isso ainda é pouco, tendo em vista que nem todos foram notificados. Queremos minimizar essa problemática da subnotificação, que acontece em todo o Brasil, e precisamos que os municípios estejam preparados para traçar um perfil dos acidentes”, expôs.