Representantes do MS elogiam estrutura da Saúde em Arapiraca

  • Redação
  • 21/07/2012 04:32
  • Cidade

No início da tarde desta sexta-feira (20), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) recebeu, em seu gabinete, especialistas e técnicos da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde que realizam, desde a quarta-feira, levantamentos acerca das ações de saúde no município de Arapiraca.

O grupo faz parte da avaliação do Programa Nacional de Melhoria e Acesso com Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O município também está participando do Censo Nacional da Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS).

A visita desta sexta-feira contou com a presença da secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima; da coordenadora do Programa Municipal de Atenção Básica, Aruska Kelly Magalhães; da coordenadora-técnica do PMAQ/Fiocruz, Marina Mendes, e das supervisoras Shirley Araújo e Maria Valdireide de Almeida.

Na ocasião, a coordenadora do PMQA/Fiocruz, Marina Mendes, disse que o programa de avaliação tem como objetivo melhorar ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde.

“Pelo que estamos observando, até agora, o município apresenta avanços, com uma estrutura organizada e profissionais comprometidos com a qualidade dos trabalhos”, salientou Marina Mendes.

Ela revelou que a avaliação é feita em três etapas. A primeira com a adesão do município ao programa, depois o processo de autoavaliação e avaliação externa, que está sendo iniciada agora.

A Fiocruz está responsável pelos estados de Pernambuco e Alagoas. A equipe também é formada por oito entrevistadoras, que visitam as unidades de saúde e colhem informações com profissionais e usuários dos serviços de saúde.

“Esse trabalho é muito importante para nós, a fim de que possamos ouvir opiniões externas acerca do trabalho preventivo realizado nas unidades de saúde de Arapiraca. Já avançamos muito, inclusive como referência nas áreas da promoção e da atenção básica, mas temos a consciência de que podemos fazer muito mais”, acrescentou o prefeito Luciano.

Os técnicos da Fiocruz e do Ministério da Saúde deverão permanecer em Arapiraca até o dia três de agosto.