Municípios participam de oficina sobre Atenção Primária à Saúde

  • 17/07/2012 04:09
  • Cidade

Com o objetivo de promover uma análise da situação da assistência prestada nos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta terça-feira (17), a Oficina de Análise da Atenção Primária à Saúde (APS). A ação é destinada aos municípios da 7ª região de saúde e irá acontecer no Hotel Sol Nascente, a partir das 8h30, em Arapiraca. A atividade visa o debate e a construção coletiva dos processos de trabalho locais.

A atividade pretende fortalecer a área de Atenção Básica, responsável pela solução de mais de 80% dos problemas médicos da população. Durante os dois dias, serão discutidos ainda a evolução do conceito de APS, seus elementos constituintes e a realidade de diversas localidades alagoanas, inclusive a articulação com as ações de Promoção à Saúde.

A programação conta com trabalhos em grupo, plenárias e exposições dialogadas. O papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na construção da Atenção Primária, a intersetorialização dos serviços, a apresentação de experiências exitosas e do plano para fortalecimento da rede e a sistematização das atividades são alguns dos temas do evento.

Segundo a superintendente de Gestão e Participação Social (Sugeps) da Sesau, Sylvana Medeiros, a capacitação é continuidade do projeto iniciado no ano passado. “Iniciamos em 2011, com a criação de um grupo condutor na secretaria, e agora estamos dando segmento. Esperamos que os municípios entendam a importância do desenvolvimento das ações, já que elas são de extrema importância para o sistema de saúde de Alagoas”, disse.

A capacitação integra o Projeto de Oficinas de Planificação da APS no Estado e pretende possibilitar que a Atenção Básica seja resolutiva e de qualidade, além de se tornar o centro de comunicação entre os demais pontos do sistema. De acordo com Sylvana, a atividade se caracteriza como um esforço conjunto de profissionais, gestores e cidadãos no fortalecimento da Atenção Primária.

Além de Arapiraca, a 7ª Região de Saúde é composta ainda pelas cidades de Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana, Limoeira de Anadia e Traipú.