Academia Arapiraquense de Letras comemora 25 anos

  • Redação
  • 17/06/2012 23:42
  • Cidade

A Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala) comemorou na última sexta-feira, 15 , os seus 25 anos de fundação. O ato solene muito prestigiado pela sociedade alagoana e arapiraquense foi realizado no Teatro do Sesi no bairro Primavera e contou com a presença de autoridades, intelectuais e convidados além de familiares dos acadêmicos.

O ato marcante da solenidade foi à posse do novo sócio efetivo o escritor e professor, Cícero Galdino dos Santos e a entrega da comenda Judá Fernandes Lima para várias autoridades a exemplo do escritor Francisco Reinaldo Amorim de Barros, autor do ABC das Alagoas que está prestes a lançar a sua segunda edição atualizada.

Na solenidade, foi lançado a 11ª edição do informativo da entidade cultural e o acadêmico Judá Fernandes Lima fez a saudação ao novo sócio efetivo da Acala. A solenidade serviu para a posse dos novos sócios beneméritos a exemplo do chefe de gabinete do Governo Municipal, Josivan Vital que representou o prefeito Luciano Barbosa na solenidade.

Outros novos sócios beneméritos empossados na solenidade do Jubileu de Prata da Acala, o tabelião Cícero Tadeu Ribeiro, o médico, Sandro Luiz Machado, a empresária Rita de Cássia Souza Barbosa Nunes e o sócio honorário, radialista José Silva Rocha.

Na abertura da solenidade, o cantor e acadêmico Manoel Tenório, cantou o Hino Nacional Brasileiro e em seguida o hino da entidade de cultura. A solenidade contou com a presença do desembargador Juarez Marques Luz do presidente da Academia de Letras de Penedo, Valfredo Messias, Claudemiro Avelino de Souza representando Associação dos Magistrados Alagoanos – Almagis, empresário, Wilton Malta, vereadoras por Arapiraca, Graça Lisboa e Gilvania Barros. O advogado, Maurício Fernandes dos Santos, representou na solenidade a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Arapiraca.

O acadêmico Ronaldo Oliveira fez a saudação aos novos sócios honorários e beneméritos e o acadêmico Antonio Carlos Conceição fez a apresentação do Informativo da Acala. Em seu discurso, ressaltou a importância da Acala para a cultura alagoana e arapiraquense, afirmando que a entidade se projeta no cenário da cultura alagoana como um desafio e em cima dos desafios é que projetamos a alma.

A cerimônia foi presidida pelo presidente da Acala, escritor e professor, Claudio Olimpio dos Santos, que em seu discurso ressaltou a importância da Acala para a cultura e como instrumento ativo em Arapiraca dedicado a cultura e a educação. O presidente fez um relato das atividades da entidade e um histórico dos seus 25 anos de atuação na terra de Manoel André.

O momento artístico contou com a apresentação do cantor e acadêmico Manoel Tenório e do comediante penedense, Ronaldo Luiz dos Santos. A cerimônia teve como mestre, o acadêmico, Carlindo de Lira Pereira. Após a solenidade foi servido um coquetel aos convidados.