Plano Nacional de Segurança será lançado este mês

  • Redação
  • 14/06/2012 18:57
  • Cidade

O governador Teotonio Vilela, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e autoridades alagoanas reuniram-se no Ministério da Justiça, na manhã desta quinta (14), para discutir o Plano Nacional de Segurança Pública, que será lançado no próximo dia 26 em Alagoas. O encontro foi realizado para detalhar o plano e uniformizar as informações do projeto piloto que será implantado no Estado de Alagoas. O governador destacou a parceria das instituições em torno da definição de um programa de segurança para o Estado.

O senador Renan Calheiros parabenizou o governador Teotonio Vilela pela iniciativa de reunir todos os poderes constituídos e as instituições em defesa da construção de um plano de enfrentamento da violência em Alagoas. O senador também cobrou providências ao governo federal para garantir eficiência na execução do Plano Nacional de Segurança.

O secretário da Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante, informou que o Estado de Alagoas será piloto da nova política de segurança nacional, numa estratégia conjunta para reverter os altos índices de violência. “Alagoas vai servir de modelo para lançar o Plano Nacional de Segurança, com parceira estreita entre o Governo de Alagoas e Governo Federal, através do Ministério da Justiça, e entre os poderes do Estado de Alagoas. A união e os esforços de todos esses entes é fundamental para que possamos virar a página da violência que hoje se encontra em Alagoas”, afirma o secretário.

De acordo com o governador Teotonio Vilela, o projeto é complexo e envolve muitas instituições e estratégias eficientes de combate à criminalidade. “Essa reunião de hoje serviu para uniformizar as informações, de modo que toda a bancada federal, todos os poderes de Alagoas, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e a Prefeitura de Maceió contribuam para a eficácia do plano. Foi uma reunião muito importante, com todos de mãos dadas para criarmos um novo momento na questão da segurança pública em Alagoas”, afirmou.

As metas do projeto, que resultaram de um ano de estudo, vão abranger vários pontos que envolvem a segurança nos locais onde os índices de criminalidade são mais acentuados.

Segundo desembargador José Carlos Malta, o projeto prevê ações que serão executadas em curto prazo. “O esforço que está sendo feito deverá trazer, em um espaço curto de tempo, resultados favoráveis para a resolução do problema da segurança”.

Os participantes da reunião ressaltaram que o objetivo da união institucional é dar um basta no problema da violência. “O Estado de Alagoas como um todo, através da parceria dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, está unido com o intuito de que se dê uma solução, o mais rápido possível, para a situação da segurança no Estado”, explicou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho.

O projeto será lançado no dia 26 de junho pelo governador Teotonio Vilela, com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e até a data do lançamento, estão previstas novas reuniões técnicas para finalizar as estratégias de execução do plano.

Participaram das discussões, nesta quinta, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Sebastião Costa Filho, o desembargador José Carlos Malta Marques – eleito presidente do TJ; o presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Fernando Toledo; o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Luiz Eustáqui Tolêdo; os secretários da Defesa Social, Dário Cesar; de Promoção da Paz, Jardel Aderico, e da Comunicação, Rui França; o secretário executivo do Gabinete do Governador, Herbert Motta; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, Paulo Brêda; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) Omar Coelho de Mello; o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novais; o secretário de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió, José Pinto de Luna; o promotor de Justiça Sérgio Jucá, representando o Ministério Público Estadual; o procurador-geral do Estado, Marcelo Teixeira; o subdefensor público-geral, Daniel Alcoforado, e o corregedor da Defensoria Pública de Alagoas, Othoniel Pinheiro.

A bancada federal alagoana participou da reunião, com a presença dos senadores Benedito de Lira, Renan Calheiros e do suplente de senador Euclides Mello, representando o senador Fernando Collor; os deputados federais Geraldo Carimbão, Arthur Lira, Rosinha da Adefal, Maurício Quintella, Célia Rocha, Joaquim Beltrão e Renan Filho.