Curso de medicina deverá começar na Ufal Arapiraca em 2013, avisa ministro da educação

  • Redação
  • 06/06/2012 14:41
  • Cidade

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, anunciou ao senador Renan Calheiros a criação do curso de Medicina em Arapiraca. Serão 60 vagas, sendo 40 para Arapiraca e 20 vagas para aumentar a oferta do curso de Medicina em Maceió.

O curso de Medicina de Arapiraca deverá começar a funcionar em 2013 e o que pesou na decisão do ministro Aloísio Mercadante foi a expansão do ensino superior público – os campus da Ufal no interior de Alagoas já contam com mais de 5 mil universitário.

Outro motivo que pesou na decisão do ministro Aloísio Mercadante é que Arapiraca é a única cidade no país, e contando-se com as capitais, que expandiu o número de escolas em tempo integral.

-“Isto é inédito no país!” – festejou o senador Renan.

Entusiasmado, o ministro Aloísio Mercadante anunciou que “faz questão” de visitar Arapiraca para inaugurar a décima escola em tempo integral e anunciar a criação do curso de Medicina.

PS - O pleito inicial era para se criar o curso de Medicina no Cesmac, o que o senador Renan Calheiros tentou desde a epoca do ministro Fernando Haddad, mas três obstáculos se tornaram insuperáveis: 1) O Cesmac não tem hospital; 2) O curso de Medicina no Cesmac seria pago; 3) O curso de Medicina no Cesmac funcionaria em Maceió.

Em seu twitter, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) agradeceu à Presidenta Dilma, ao Ministro Mercadante, Senador Renan e a Deputada Celia Rocha pelo empenho em conseguir as vagas de medicina para Arapiraca.