Prefeitura contribui para implantação do Condomínio Moveleiro

  • Redação
  • 18/05/2012 07:40
  • Cidade

Empresários e representantes da Prefeitura de Arapiraca, Sebrae e governo do Estado estão promovendo reuniões para a adoção das providências de transformação do Polo Moveleiro Nascimento Leão em Condomínio Moveleiro do Agreste.

O objetivo das reuniões é acompanhar o andamento das providências para a transformação do Polo Moveleiro em Condomínio Moveleiro e criar todas as condições legais para que os moveleiros possam ocupar a área.

Ficou acertado, na última reunião, ocorrida na terça-feira (15), por todos os presentes que, semanalmente às terças-feiras, os encontros acontecerão já nas instalações do Polo, para que seja feito um “ponto de controle” do andamento dos trabalhos de legalização da área.
O polo moveleiro nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Governo do Estado de Alagoas e os empreendedores do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste.

O Polo foi instalado em um terreno de 96 mil metros quadrados, que será dividido em 42 lotes, com mais de 1,2 mil metros cada, o espaço é dotado de infraestrutura completa, com pavimentação, drenagem de águas pluviais, terraplanagem, rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário e rede elétrica.

A meta é que o local beneficie todos que compõem a cadeia produtiva da madeira, como marceneiros e proprietários de empresas de pequeno porte, empresas fornecedoras de insumos e matérias-primas e o comércio local.

É uma oportunidade para estruturar e fortalecer o setor moveleiro e a cadeia produtiva, além de atrair novas empresas de pequeno, médio e grande porte para a região.

Na reunião de terça-feira, além da discussão do andamento das providências para dotar o polo de uma legislação que atenda a todas as necessidades, foi apresentado pelo representante do governo do Estado, João Paulo Moura, assessor técnico da Seplande, o projeto arquitetônico do Galpão Comunitário, que passará por um processo de discussão entre os moveleiros antes da execução das obras.

Também participou da reunião Alexsandro Ramos, analista de Projeto da Desenvolve, Agência de Fomento de Alagoas, que falou sobre as alternativas de acesso ao crédito que podem ser disponibilizadas pela Agência.

O coordenador do Plano Decenal, Paulo Sérgio Barboza, foi indicado pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB) para representar a administração municipal em todo o processo de implantação do futuro Condomínio dos Moveleiros Nascimento Leão.