Senador Renan Calheiros recebe dirigentes da Coopervan

  • Redação
  • 17/01/2012 04:34
  • Cidade

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, recebeu nesta segunda-feira, 16, em seu escritório, dirigentes da Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan), que foram buscar apoio na luta para participar do processo de licitação promovido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) que visa regularizar o transporte intermunicipal em todo o Estado por meio de vans.

Segundo o presidente da Coopervan, Marcos Prudente, a cooperativa – que possui sede em Arapiraca - foi excluída do processo de licitação por decisão da Arsal, que não aceita a participação de cooperativas, prejudicando assim toda a categoria. De acordo com Prudente, a cooperativa atua em 52 municípios do interior de Alagoas, principalmente nos baixos Sertão e São Francisco, congregando um total de 700 cooperados. “Todos foram prejudicados”, disse.

A Coopervan entrou com um mandado de segurança solicitando a retificação do edital para participar do processo licitatório, o que foi negado em primeira instância pela juíza Esther Manso. Houve recursos ao Tribunal de Justiça, também negado, pelo desembargador Pedro Augusto de Mendonça. “Queremos agora levar a análise do mandado para o pleno do Tribunal de Justiça, onde poderemos mudar essas decisões contrárias”, ressaltou Marcondes Prudente.

Durante o encontro, o senador Renan garantiu que iria analisar a situação para definir em que pode ajudar a categoria. Nesta terça, 17, a Arsal estará abrindo os envelopes B contendo a proposta técnica dos candidatos habilitados na primeira etapa da licitação. A abertura pública dos envelopes acontece no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções de Maceió, às 8 horas. Foram oferecidas 1.363 vagas distribuídas em 167 linhas em todo o Estado.

A reunião contou ainda com a participação do deputado estadual Ronaldo Medeiros, líder do PT na Assembleia Legislativa e que tem sido um defensor do pleito da Coopervan.