Governo entrega Polo Moveleiro em Arapiraca nesta quinta

  • Redação
  • 21/12/2011 07:20
  • Cidade
Pólo Moveleiro
Pólo Moveleiro

O sonho de centenas de produtores e microempresários do setor moveleiro do Agreste alagoano será realizado nesta quinta-feira (22). O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), vai inaugurar o Polo de Madeiras e Móveis Nascimento Leão, no município de Arapiraca. A abertura do complexo acontece a partir das 15h, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário Luiz Otavio Gomes, autoridades locais e dos empresários que instalarão seus empreendimentos.

O Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão vai fomentar a produção do setor em todo o Estado, abrigando empresas de médio e pequeno porte. Sua construção faz parte da política de desenvolvimento econômico adotada pelo governo de Alagoas, que aposta na desconcentração de investimentos para garantir a geração de riquezas em todas as regiões do Estado.

“O novo Polo é uma antiga reivindicação do setor produtivo do Agreste e vai gerar ainda mais dinamismo numa das regiões que mais cresce no Estado”, destaca o secretário Luiz Otavio Gomes.

Para a implantação do complexo, que conta com uma área de 96 mil m², divididos em 45 lotes, o governo investiu R$ 5,3 milhões. Com as obras supervisionadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), os empresários contarão com um ambiente adequado para produção.

Foram executados serviços que garantiram um sistema de iluminação, pavimentação, drenagem, rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário de qualidade. A segurança no Polo é outro ponto de destaque, sendo reforçada com um moderno sistema de vigilância eletrônica.

APL

Uma quadra da área total do Polo Nascimento Leão será destinada às empresas ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste. O Arranjo conta atualmente com 100 empreendimentos. Essa medida vai suprir a necessidade de boa parte desses empresários, que estão impossibilitados de ampliar sua produção, pois não contavam com uma estrutura física adequada. Além disso, o Polo vai oferecer a possibilidade de pequenos produtores saírem da informalidade, como também promover a atração de novos empreendimentos para o setor.

Nascimento Leão

O arapiraquense que dá nome ao Polo de Madeiras e Móveis, José Nascimento Leão de Melo, nasceu em 25 de dezembro de 1925, e exerceu como agropecuarista um papel importante para o desenvolvimento econômico do município. Ingressou na política em 1974 e em 1986 foi eleito deputados estadual, sendo reeleito para segunda legislatura em 1990. Em 1994, concorreu a vice-governador de Alagoas. Encerrou sua trajetória na política alagoana em 2000, quando se tornou vereador do município de Arapiraca.