Julgamento de militar acusado de matar professora é marcado

  • Redação
  • 05/12/2011 05:31
  • Cidade
José Cabral do Nascimento
José Cabral do Nascimento

O sargento José Cabral do Nascimento, acusado de matar a professora Claudenice Oliveira Pimentel, conhecida como Denia, e tentar assassinar a enteada, a jovem Kerolly Oliveira Pimentel, 14 anos, em agosto desse ano, na casa onde residiam, no Bairro Cacimbas, será julgado no dia 16 de dezembro.

A decisão foi decretada pelo juiz da 5ª Vara Criminal de Arapiraca, Anderson Santos, no último dia 22 de novembro. Além do acusado, também serão ouvida a menor Kerolly, sobrevivente, e testemunhas que foram arroladas pelo Ministério Público e pela defesa. O militar José Cabral será o último a prestar depoimento.

A informação do julgamento já foi passada para o acusado, que se encontra detido no presídio militar, em Maceió. Caso seja considerado culpado, José Cabral, além de ser encaminhado para presídio, deverá ser expulso da Polícia Militar.

Avaliação psiquiátrica e defesa

No último dia 10 de outubro, o militar José Cabral passou por uma avaliação da psiquiatra Neide Vital, no Centro de Apoio Psicossocial Nise da Silveira, no bairro Santa Edwiges. De acordo com a psiquiátrica, o sargento estaria em condições mentais normais para ser citado no caso, o que aconteceu.

A partir daí, o militar teve dez dias uteis para apresentar defesa. Como o militar não apresentou e não possuía advogado constituído nos autos, com intuito de garantir a ampla defesa e contraditório, o juiz Anderson Santos nomeou o defensor público André Chalub Lima para promover a defesa de Cabral.

Entenda

A morte de Claudenice Oliveira Pimentel, conhecida como Denia, chocou familiares e amigos no dia 03 de agosto. Vizinhos acusaram o cabo da Polícia Militar, José Cabral do Nascimento, esposo da vítima, de ter provocado o incêndio. No prédio funcionava a Escola Rosa Pimentel, anexo da Escola Municipal Crispiniano Ferreira de Brito, no bairro Cacimbas.

A testemunha chave do caso foi a menor Kerolly Oliveira Pimentel, filha da vítima fatal. Em depoimento ao delegado, a adolescente acusou o padrasto de ter assassinado sua mãe e tentado a enforcar com um cordão.