Saúde capacita profissionais para implantação do teste rápido HIV em Arapiraca

  • Redação
  • 17/11/2011 14:25
  • Cidade

Cinco municípios de Alagoas passam a oferecer o teste rápido para diagnóstico de HIV. O serviço é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, que capacita médicos e enfermeiros para implantação do serviço na Atenção Básica e hospitais. O treinamento foi iniciado nesta quinta-feira (17) e prossegue na sexta-feira (18), no hotel Enseada, em Maceió.

A equipe da Coordenação do Programa DST/Aids da Saúde, formada por Mona Lisa Góis, Edvânia Salvador e Fátima Rodrigues, abordou sobre a parte teórica e prática para a implantação do teste rápido nos municípios de Arapiraca, Campestre, Flexeiras, Pilar e Marechal Deodoro.

Teste rápido – Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, o teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo, principalmente pela agilidade e praticidade. Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente. Os laboratórios da rede particular também realizam e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que são unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos.