"Projeto da AL 220 foi elaborado sem consulta a sociedade"

  • Redação
  • 03/11/2011 04:41
  • Cidade
Duplicação da AL 220
Duplicação da AL 220

Na manhã da última terça-feira (01), uma reunião realizada no pátio de obras da Construtora L.Pereira, colocou em pauta uma discussão sobre o projeto de duplicação na AL 220.
O encontro foi uma iniciativa da Defensoria Pública Estadual em Arapiraca e contou com a presença de representantes da Defensoria Pública Estadual, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), Conselho Municipal de Transportes e Trânsito, Construtora L. Pereira e Prefeitura de Arapiraca.

A defensoria pública, representada por Givanildo Barbosa, explicou que a convocação foi feita diante da preocupação com a mobilidade urbana, travessia de pedestres e características da obra que não levaram em conta a existência de equipamentos públicos como Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar, Unidade de Emergência e pontos críticos de travessia de pedestres, além de veículos em função do crescimento urbano ocorrido nos últimos anos.

Os representantes do DER explicaram que o projeto de implantação de uma estrada, ou sua duplicação, é feito com vários anos de antecedência com base em dados discutidos com a sociedade, levando em conta o Plano Diretor local e projetos de crescimento urbano. Falaram que a duplicação da AL 220 no perímetro urbano de Arapiraca foi solicitada pela gestão municipal há pelo menos oito anos.

A gestão municipal, por outro lado, diz que desconhece o teor do projeto e que ele foi elaborado sem consulta ao Poder Público ou a sociedade e que o projeto inicial nem sequer previu a drenagem de águas pluviais que foi implantada em alguns trechos, após a estrada ficar quase pronta e já asfaltada.

Representantes e técnicos da Prefeitura chamaram a atenção dos responsáveis logo no início da implantação do projeto, para que fossem feitas adequações importantes em razão de que a duplicação não respeitaria o crescimento da cidade e a urbanização atual de vários bairros. Uma audiência pública foi sugerida para discussão dos problemas, o que não ocorreu, segundo o procurador do município José Soares.

Ficou marcada para a próxima segunda-feira (07), em local ainda indefinido, uma nova reunião com a presença do secretário Estadual de Planejamento, Marcos Fireman, e do presidente do DER, Marcos Vital, para que seja apresentado o projeto integral da obra aos representantes da comunidade que será representada pelo CMTT - Conselho Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca, Defensoria Pública, representantes do Poder Público Municipal e da sociedade local.

Nesse novo encontro será feita a apresentação das reivindicações da comunidade para que a discussão seja direcionada no sentido de solucionar os problemas apresentados e, dentro de normas técnicas, possam ser feitas as adequações possíveis e necessárias.