Ouvidoria SUS é implantada na Unida de Emergência do Agreste

  • Redação
  • 04/10/2011 13:57
  • Cidade
Ouvidoria SUS / UE do Agreste
Ouvidoria SUS / UE do Agreste

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, inaugurou, nesta segunda-feira (3), o serviço de Ouvidoria SUS na Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH), situada em Arapiraca. A iniciativa deverá beneficiar os usuários das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, e servirá como um canal de comunicação e articulação entre os cidadãos e os gestores.

De acordo com o secretário Alexandre Toledo, a Ouvidoria na UEDH será de fundamental importância para que os serviços de Saúde tornem-se ainda mais eficientes. “A partir de agora, o usuário terá uma importante ferramenta para expor denúncias, sugestões, críticas, enfim, tudo o que venha a melhorar à assistência à saúde na Região do Agreste. As deficiências, assim que detectadas, serão avaliadas e, conseqüentemente, corrigidas”, disse o secretário.

A partir agora, a população que utiliza os serviços da Unidade do Agreste contará com um canal de escuta qualificada, onde poderá se reportar e registrar sua demanda. Em contrapartida, as gestões da unidade e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) terão a possibilidade de aferir e avaliar a qualidade do serviço que vem sendo prestado pela Unidade, a partir dos relatórios gerenciais que são produzidos pela mesma.

Apesar das obras de triplicação, a direção da Unidade de Emergência do Agreste reservou uma sala exclusiva para a Ouvidoria SUS. Segundo o coordenador da Ouvidoria na UEDH, Fabiano Lúcio, o serviço irá ajudar não só a população, mas também aos gestores que terão os relatórios diários das reclamações, sugestões e denúncias da unidade. “A Ouvidoria irá trabalhar como uma espécie de termômetro para identificar os problemas dos serviços de saúde”, ressaltou.

Segundo a coordenadora da Ouvidoria SUS em Alagoas, Janaílma Azevedo, o serviço faz parte do trabalho de descentralização que a Sesau vem desempenhando. “Através da Ouvidoria, a gestão do hospital e da Sesau terão a possibilidade de elaborar relatórios gerenciais para avaliar a qualidade do serviço que vem sendo prestado à população”, frisou a coordenadora.

UE DO AGRESTE
A unidade de Emergência Daniel Houly em Arapiraca constitui uma importante porta de entrada para atendimento de agravos, usuários da região do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco são beneficiados com os serviços prestados pelo Hospital, que chega a atender uma média de 150 pacientes por dia.