Gás natural residencial, comercial e industrial é discutido

  • Redação
  • 30/09/2011 05:51
  • Cidade

A possibilidade de levar gás natural residencial, comercial e industrial para o município de Arapiraca foi discutida no último dia 27 entre o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFEPD e do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas Arapiraca), Wilton Malta, e o diretor presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, na sede da empresa. Para garantir o gás em Arapiraca, seria necessária a criação de uma central de descompressão, que receberia o gás comprimido transportado por caminhões, para viabilizar o fornecimento do gás.

O transporte do gás seria somente possível por caminhões, pois o investimento em tubulações de Penedo para Arapiraca ficaria em torno de R$ 30 milhões, valor considerado elevado pela Algás. Além disso, o retorno do investimento levaria um prazo de 18 anos.

Malta já vislumbra as vantagens do gás natural para o comércio de Arapiraca e a população em geral. Por isso, se comprometeu em convidar representantes do setor, a exemplo do Grupo Coringa, Doce Populares, Asa Branca, panificações, supermercados, entre outros, para avaliar o interesse dos empresários locais e voltar a conversar com a Algás. Outro passo anunciados por Malta é buscar o apoio do prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa.

A redução de custos não é a única vantagem oferecida pelo gás natural. A eficiência energética e o fornecimento contínuo são grandes atrativos para o setor do comércio. O gás pode ser utilizado para aquecer água, alimentar os fornos e fogões industriais e também climatizar ambientes. Além de geradores e empilhadeiras.

A segurança e praticidade são ressaltadas ainda para a utilização do gás natural residencial. Segundo dados da Algás, em Maceió, mais de 30 mil unidades habitacionais já aproveitam as vantagens que o gás natural oferece. Nas indústrias, dentre as diversas aplicações, destacam-se a utilização em caldeiras, fornos e na geração de energia, proporcionando mais eficiência operacional e financeira.

Malta explica que a economia e, consequentemente as oportunidades, em Arapiraca vem crescendo. Segundo ele, é essencial garantir meios para impulsionar ainda mais o setor no município. “A viabilização do gás natural em Arapiraca garante mais uma possibilidade para o empresário. Essa economia gerada pode ser canalizada para aumentar os negócios. E quando pensamos nisso, pensamos em mais empregos e renda”, ressalta.