Prédio onde funciona hospital psiquiátrico Santa Juliana deve ser leiloado

  • Redação
  • 29/09/2011 03:04
  • Cidade
Divulgação
Hospital ITA
Hospital ITA

Dois meses após assumir o comando do antigo hospital psiquiátrico ITA (Instituto Teodora Albuquerque), o grupo Santa Juliana pode fechar as portas da unidade novamente. Nos próximos dias um parecer de um magistrado deve provocar o leilão para o prédio onde funciona o Hospital, na AL-220.

Isso acontecerá porque funcionários e ex-trabalhadores reivindicaram seus salários na justiça já que o Grupo Santa Juliana não irá pagar o alto valor do débito, assim como o antigo proprietário, o ex-deputado federal Talvane Albuquerque, que já comunicou na imprensa não ter condições de arcar sozinho com os custos.

Durante os últimos dias, o Hospital Psiquiátrico Santa Juliana não realizou nenhuma internação devido à espera da decisão do juiz. Atualmente, a Unidade atende a 123 pacientes pelo SUS oriundos de 40 municípios de Alagoas. Entre os pacientes estão dependentes químicos e pessoas com depressão.

Entenda

Funcionários do Santa Maria e do hospital psiquiátrico ITA ficaram sem receber salários vários meses, o que provocou uma ação conjunta contra os hospitais no Ministério Público Estadual em junho deste ano.

Em março deste ano, os funcionários já haviam denunciado humilhações sofridas por parte dos diretores. O próprio procurador-chefe do MPT em Arapiraca, Magno Alexandre, notificou o hospital por problemas de atraso de salário e sobrecarga de trabalho.

No início de agosto, Talvane Albuquerque anunciou a oficialização da venda do Instituto Teodora Albuquerque, o ITA, para a escola técnica Santa Juliana, e o retorno do atendimento do Hospital Santa Maria. O ex-deputado também aproveitou para alfinetar um grupo de médicos que queria assumir a unidade.