Ouvidoria do SUS será implantada na UE do Agreste

  • Redação
  • 29/09/2011 16:06
  • Cidade

Na segunda-feira (3), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá implantar na Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH), em Arapiraca, o serviço da Ouvidoria SUS. A iniciativa irá beneficiar os usuários da região do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco com um canal democrático de comunicação e articulação entre os cidadãos e os gestores.

A implantação da Ouvidoria SUS no Agreste faz parte do trabalho de descentralização que a Sesau vem desempenhando em parceria com a Unidade de Emergência do Agreste. Para a realização do serviço, a Sesau equipou um espaço para funcionamento e ofereceu treinamento aos profissionais designados pela Direção do Hospital para trabalharem na Ouvidoria.

De acordo com a coordenadora da Ouvidoria SUS da Sesau, Janailma Azevedo, serviço irá ajudar não só a população, mas também aos gestores que terão os relatórios diários das reclamações, sugestões e denúncias da unidade. “A Ouvidoria irá trabalhar como uma espécie de termômetro para identificar os problemas dos serviços de saúde”, ressaltou a coordenadora.

Ouvidoria SUS hospitalar representa um canal de escuta qualificada, onde a unidade poderá se reportar e registrar sua demanda. A partir deste serviço, a gestão da Unidade e da Sesau terão a possibilidade de elaborar relatórios gerenciais para avaliar a qualidade do serviço que vem sendo prestado pela unidade à população.