Zona Rural: Procampo realiza aula inaugural para professores

  • Redação
  • 27/09/2011 13:15
  • Cidade

A coordenação do Programa de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Estadual de Alagoas realizou, nesta terça-feira (27), a aula inaugural do curso, no auditório do Campus I, em Arapiraca. Os 60 professores do campo aprovados no vestibular do programa foram recebidos com música, café da manhã, e com as tradicionais boas-vindas de gestores, professores e autoridades.

A solenidade foi iniciada com a Mística que, segundo a professora Luana Pomé, é um momento no qual os povos do campo refletem sobre suas bandeiras de lutas. De acordo com a organização, este é um ato no qual a comunidade relembra sua história coletiva. Os estudantes fizeram uma pequena procissão que culminou com o depósito de itens do campo na mesa principal do evento.

A superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, parabenizou a Universidade Estadual de Alagoas pelo compromisso com a transformação social, destacando a luta da instituição para implantar um curso voltado para educadores do campo. A representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sandra Lira, falou da emoção de estar presente na aula inaugural do programa. “Em nome do MDA, parabenizo a Uneal e a cada um que é fera 2011”, afirmou.

O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Correia, também parabenizou os recém-chegados e os convidou a participar da construção de uma universidade mais forte e voltada para os interesses dos trabalhadores do Estado. “A gente vai precisar muito da ajuda de vocês para lutar”, disse.

O reitor Jairo José Campos da Costa lembrou que a realização do Procampo só foi possível graças à iniciativa do professor Antônio Barbosa que inscreveu o projeto no Ministério da Educação. “Estamos agradecendo e mostrando formalmente o reconhecimento pelo trabalho do professor Antônio Barbosa”. Ao se dirigir aos alunos do Procampo, Jairo Campos disse “a chegada de vocês representa mais 60 pessoas levantando a bandeira deste patrimônio público que é a Uneal”.

A professora e membro do Fórum Permanente de Educação do Campo de AL Esmeralda Moura; a coordenadora da especialização em Educação do Campo da Universidade Federal de Alagoas, professora Ana Maria Vergne, e a delegada federal do MDA, professora Sandra Lira, conduziram a aula magna cujo tema foi “A Conjuntura Rural e a Educação do Campo em Alagoas”.

Ao final, os alunos receberam kits ecológicos com vegetais produzidos sem agrotóxicos, mudas de árvores e sementes. O trote ecológico foi uma iniciativa de boas - vindas promovido pela coordenadora do Procampo, professora Sara Jane Cerqueira, da coordenadora pedagógica, Amilkiane Protázio e do secretário do programa Jhonatan Davi.

A professora da zona rural de Girau do Ponciano, Maria do Livramento da Silva, uma das aprovadas no Procampo estava só alegria. “Estou muito feliz”, disse. Para ela, a oportunidade chegou na hora certa. “Muitas faculdades apareceram, mas não tinha como fazer o curso por que o dinheiro não dá, agora vou fazer universidade”, comemorou.

A solenidade contou com a presença de representantes de prefeituras, movimentos sociais ligados a questão do campo, como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Movimento dos Trabalhadores do Campo e Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo.

Procampo: é um programa da Uneal, em parceria com o Governo Federal, que oferta curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo para professores sem graduação que atuam no campo nas áreas de Línguas, Artes e Literatura e Ciências da Vida, da Natureza e Matemática. A iniciativa é pioneira em Alagoas.

O Procampo tem alunos-professores dos municípios de Girau do Ponciano, Arapiraca, Coité do Noia, Teotônio Vilela, Igací, Jaramataia, Maribomdo, São Miguel dos Campos, Feira Grande, Palmeira dos Índios e Junqueiro