Programa Mães Leitoras é implantado em mais uma escola

  • Redação
  • 25/09/2011 08:00
  • Cidade

O programa Mães Leitoras, Costurando a Leitura Para as Crianças, coordenado pela Secretaria de Educação, iniciou, na tarde deste sábado (24). a segunda etapa das atividades, com a realização de oficinas em mais uma escola da rede municipal de ensino.

Em março deste ano, o programa foi lançado na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, e que contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB); a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto; a coordenadora do projeto, a bibliotecária Wilma Nóbrega; da diretora da escola, Djaci Santos e de 33 mães de alunos.

Nessa primeira etapa, duas educadoras-monitoras repassaram os conhecimentos nas oficinas técnicas, enquanto uma contadora de estórias estimulava a criatividade das mães-alunas.

Como parte do trabalho, a prefeitura adquiriu três máquinas de costura e todo o material, incluindo tecidos, linhas, agulhas e outros produtos necessários para a viabilização do projeto.

Em maio, as mães do alunos apresentaram à sociedade o resultado das primeiras oficinas para a produção de livros de pano com o objetivo de incentivar a leitura dos filhos.

A exposição dos livros ocorreu na concha acústica na Praça Luiz Pereira Lima, nas imediações da Casa da Cultura de Arapiraca.

Nova etapa

Agora, o programa Mães Leitoras, Costurando a Leitura Para as Crianças está sendo implantado na Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo, no bairro Planalto.

Trinta mães acompanharam a apresentação do programa feito pela secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto e pela coordenadora das atividades, a bibliotecária Wilma Nóbrega, além da diretora da escola, Nara Ribeiro, e das monitoras do programa.

As mães irão produzir livros de pano para serem entregues às turmas da pré-escola de estabelecimentos de ensino da rede pública de Arapiraca.

Além de estimular o gosto pela leitura, o programa prevê a criação de uma cooperativa para geração de renda com as mães que residem nas comunidades, bem como a instalação de bebetecas em cada escola e nas creches, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em crianças até cinco anos de idade.