Comitiva da ONU conhece projetos da agricultura familiar

  • Redação
  • 23/09/2011 13:09
  • Cidade

Na manhã desta sexta-feira (23), o secretário de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, recebeu, na Escola Municipal de Governo de Arapiraca, o coordenador do Programa Mundial da Alimentação (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ken Davies, e a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, Vera Dolabella Barbi, além da coordenadora do programa na América Central, a portuguesa Laura Melo e o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Eliseu Rego.

A comitiva veio conhecer de perto as ações e projetos desenvolvidos para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

O PMA é a maior agência humanitária do mundo que fornece em média a cada ano, alimentos a 90 milhões de pessoas em 80 países, incluindo 58 milhões de crianças.
O programa tem a sua sede em Roma, na Itália, e escritórios em mais de 80 países ao redor do mundo. As ações desse programa das Nações Unidas ajudam pessoas incapazes de produzir ou obter alimento suficiente para si e para suas famílias.

A programação incluiu nesta manhã um visita à comunidade de Bálsamo, onde agricultores plantam hortaliças ainda criaram um fábrica de doces e defumados com o apoio da Prefeitura de Arapiraca e governo federal.

Os representantes do programa de alimentação das Nações Unidas ficaram satisfeitos com os resultados que estão sendo obtidos na parceria entre os agricultores, prefeitura e governo federal.

No início da tarde, a comitiva foi recepcionada, no Restaurante Popular Jerimum, pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB); secretário de Governo, Ricardo Teófilo; assessores e representantes de órgãos ligados ao setor, bem como de agricultores familiares e de lideranças de produtores rurais do município e região.

O prefeito Luciano explicou que os agricultores também fornecem produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e também para a merenda das escolas da rede municipal de ensino e para o restaurante, que fornece mais de mil refeições por dia à população de baixa renda de Arapiraca.

De acordo com o coordenador do PMA, Ken Davies, o município de Arapiraca foi escolhido por conta do sucesso das ações do programa da Compra Direta Local da Agricultura Familiar (CDLAF).

Os pequenos e médios produtores rurais de Arapiraca estão sendo beneficiados pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Agricultura, com investimentos de mais de R$ 2 milhões para a compra de produtos diretamente do campo.

A iniciativa atende produtores com até 20 tarefas de terra. Os alimentos são comprados para reforçar a merenda escolar, o cardápio do Restaurante Popular e ainda a prefeitura organiza, todos os sábados, a Feira Popular da Agricultura, no Parque Ceci Cunha.

“Queremos levar essas experiências para ajudar pessoas carentes de outros países, como El Salvador, Guatemala e até da África”, explicou Ken Davies.