Arapiraca recebe missão da ONU na próxima sexta

  • Redação
  • 20/09/2011 05:55
  • Cidade

Representantes do Programa Mundial da Alimentação (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) desembarcam nesta sexta-feira (23), em Arapiraca, para conhecer de perto as ações e projetos desenvolvidos pela prefeitura para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

O PMA é a maior agência humanitária do mundo que fornece em média a cada ano, alimentos a 90 milhões de pessoas em 80 países, incluindo 58 milhões de crianças.

O programa tem a sua sede em Roma, na Itália, e escritórios em mais de 80 países ao redor do mundo. As ações desse programa das Nações Unidas ajudam pessoas incapazes de produzir ou obter alimento suficiente para si e para suas famílias.

A comitiva chega à cidade de Arapiraca na manhã desta sexta-feira (23) e será recepcionada pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e pelo secretário municipal de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, além de representantes de órgãos ligados ao setor, bem como de agricultores familiares e de lideranças de produtores rurais.

A programação inclui visita à comunidade de Pau d'Arco, onde agricultores fornecem produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Também está prevista visita ao Restaurante Popular Jerimum e à fábrica padronizadora de farinha (Fecularia).

Ainda fazem parte da comitiva, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Alagoas, Elizeu Rego, e Inês Pacheco, da Secretaria de Estado da Agricultura.

De acordo com o secretário de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, o município de Arapiraca foi escolhido por conta do sucesso das ações do programa da Compra Direta Local da Agricultura Familiar (CDLAF).

Os pequenos e médios produtores rurais de Arapiraca estão sendo beneficiados pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Agricultura, com investimentos de mais de R$ 2 milhões para a compra de produtos diretamente do campo.

A iniciativa atende produtores com até 20 tarefas de terra. Os alimentos são comprados para reforçar a merenda escolar, o cardápio do Restaurante Popular e ainda a prefeitura organiza, todos os sábados, a Feira Popular da Agricultura, no Parque Ceci Cunha.

O projeto foi iniciado em 2006 com 101 agricultores, e hoje conta com 334 pequenos produtores. Semanalmente, o programa entrega 20 toneladas de alimentos. Hortaliças, legumes, feijão, verduras, frutas, farinha de mandioca, broa de fécula de mandioca de milho, bolo de macaxeira, doces em caldas e em corte, mel, ovo de codorna e peixe fazem parte do cardápio de produtos agrícolas que chega a 9.700 pessoas por semana e cerca de 40 mil atendimentos mensais.