Arapiraca foi a que mais empregou pessoas no mês de agosto

  • Redação
  • 15/09/2011 22:11
  • Cidade

Mais um saldo positivo foi registrado pelo Estado de Alagoas em relação ao estoque de empregos. Na última quarta-feira (14), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgou que nos últimos doze meses houve um acumulado de mais 26.296 postos de trabalho, representando um aumento de 9,03%.

Os dados mostram que no mês de agosto deste ano foram criados 3.922 empregos com carteira assinada, o que garantiu o segundo melhor desempenho do Caged nos últimos oito anos. Se comparado com o mesmo período do ano passado, Alagoas obteve um acréscimo de mais de 165% na criação de novos postos de trabalho.

Os setores de atividades que mais contribuíram para este resultado positivo foram a Indústria da Transformação, com mais 2.475 postos, a Construção Civil, com mais 591 postos e o Comércio com mais 365 postos.

“É um resultado excelente. A criação de quase 4 mil empregos significa muito mais que o dobro com relação aos números de agosto de 2010. O setor sucroalcooleiro nem aumentou nem reduziu o número de admissões, houve uma estagnação porque o setor ao invés de crescer mão de obra está em processo de mecanização. Devido a sazonalidade do setor, Alagoas sempre estará em retração de contratações no primeiro semestre e em elevação no segundo semestre do ano. Em contrapartida, os setores de construção civil, comércio e serviços estão estourando”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta.

Ainda segundo o secretário, não é correto fazer uma avaliação com base nos oito meses do ano, uma vez que o estoque de empregos é avaliado com base nos últimos 12 meses do ano.

“O Caged apresenta esse comportamento dos oito meses apenas como referência no ano, mas o correto é analisar um período composto de 12 meses. De janeiro a agosto de 2011, houve a redução de 21.653 e, no mesmo período do ano passado, foram reduzidos 31.230 postos de trabalho, o que significa que neste ano foram mantidos mais de 9 mil empregos formais”, avaliou Motta.

Quanto à evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes, no mês de agosto houve destaque para Arapiraca, que ficou em primeiro lugar com 441 postos de trabalho com ênfase para agropecuária, comércio e construção civil. São Miguel dos Campos ficou em segundo lugar com 311 novos postos e Maceió com 254.

Interessados em emprego com carteira assinada devem procurar um dos postos do Sine/AL, localizados em Jaraguá, Benedito Bentes, JÁ Centro, JÁ Farol e JÁ Mangabeiras e no interior nos municípios de Maragogi, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Penedo, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. O número de contato é o 3315-1875.

Os trabalhadores que desejam ser inseridos no mercado informal através da ocupação e geração de renda devem procurar a Casa do Trabalhar (CTA) Autônomo, na Av. Comendador Leão, 284, em Jaraguá. Mais informações pelo telefone 3315-1882 ou pelo endereço eletrônico www.trabalho.al.gov.br.