O Papel da UNEAL no Desenvolvimento Sócio-Econômico de Alagoas suscita debate

  • Redação
  • 14/09/2011 13:50
  • Cidade

As atividades do III Fórum Universitário da Universidade Estadual de Alagoas foram retomadas nesta quarta-feira (14), às 9h, com apresentação cultural-pedagógica do professor Bruno Rogério Duarte da Silva. Em seguida, o reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa mediou a mesa redonda “O Papel da UNEAL no Desenvolvimento Sócio-Econômico de Alagoas”, conduzida pelo professor Osvaldo Maciel, pelo diretor do Iteral, Geraldo Magela, e pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, o economista Keylle Lima.

Geraldo Magela iniciou as colocações abordando a importância das universidades estaduais para o desenvolvimento do Estado. “Tanto a Uneal quanto a Uncisal são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de Alagoas”, enfatizou. Para ele, é necessário aproximar o diálogo entre as duas instituições e fomentar ações que tenham impacto na economia local. “Os professores têm que produzir, elaborar projetos de pesquisa”, disse.

Já o professor Osvaldo Maciel, optou por refletir sobre o que significa o “desenvolvimento” enquanto conceito e prática, a partir da apresentação de textos de épocas e locais diferentes. Segundo ele, o desenvolvimento tem a ver com “envolvimento”. “Nós estamos envolvidos com a Uneal. ‘A Uneal, para o bem e para o mal, está envolvida com as políticas do governo do Estado”, afirmou. Suscitando o debate, ele questionou ainda “quem pode romper com esse envolvimento? O governo ou a comunidade”.

A apresentação contou ainda com a exibição do filme curta-metragem “Vida de Maria”.

Por fim, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, o economista Keylle Lima, abordou os projetos do governo para o desenvolvimento de Alagoas, enfatizando o programa “Alagoas tem pressa” e os Arranjos Produtivos Locais. A formação de mão de obra para as indústrias e a necessidade de alfabetização também foram abordadas pelo gestor. “A Uneal tem a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico como uma parceira para desenvolver projetos”, ressaltou.

Durante a abertura para questionamentos e reflexões, professores, alunos e técnicos-administrativos apresentaram posicionamentos sobre o tema debatido e também fizeram perguntas aos componentes da mesa.

No período da tarde, acontece a mesa redonda “Políticas para Sustentabilidade das IES no Estado de Alagoas”, com o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, professor Eduardo Setton, com a reitora da Uncisal, doutora Rozângela Wyszomirska e o professor da Uneal, Luiz Gomes.