Município de Arapiraca terá uma Gerência do INSS

  • Redação
  • 13/09/2011 15:27
  • Cidade

A cidade de Arapiraca terá uma Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vai atender as necessidades da população daquela região. A criação dessa unidade se justifica pela necessidade de otimizar a gestão previdenciária com a expansão do número de agências no âmbito da Gerência Maceió.

A cidade de Arapiraca foi escolhida pelos seus aspectos socioeconômicos, segunda cidade do Estado e a localização geográfica em relação aos demais municípios, bem como a expansão do desenvolvimento de sua economia nos últimos anos. A Portaria 547 e a Resolução 153 do Ministério da Previdência Social (MPS), que criam a Gerência Arapiraca, foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 13.

Um grupo de servidores da Gerência Maceió, coordenados pelo gerente-executivo do órgão, Edgar Barros fizeram o projeto de criação da Gerência Arapiraca, que foi autorizado pelo MPS. O grupo demonstrou a necessidade dessa nova gerência em Alagoas, principalmente pelo número de agências existentes no Estado. Depois da Expansão Maceió seria a gerência do Brasil com o maior número de agências subordinadas. Mesmo com a divisão das agências entre essas duas gerências, Maceió ainda vai ter o maior número de unidades da Região Nordeste, com 23 e Arapiraca, em segundo lugar, juntamente com Fortaleza, com 22.

De acordo com Edgar, a criação da Gerência Arapiraca tem como foco a primazia da gestão pública, com o aperfeiçoamento da gestão dos recursos públicos de custos e a melhoria do atendimento, resultando na satisfação do cidadão que busca o atendimento de suas demandas, na perspectiva do reconhecimento dos seus direitos.

Atualmente, a Gerência do INSS Maceió abrange as 22 agências da Previdência Social instaladas em Alagoas. Além de uma agência para atendimento de demandas judiciais localizada em Maceió. Com o Plano de Expansão do MPS a rede de atendimento da Previdência Social em Alagoas vai englobar 45 agências. Assim, a nova gerência vai recompor o cenário de atendimento da Previdência Social e vai otimizar o atendimento ao cidadão e a gestão dos recursos públicos.

A distribuição das agências entre as duas gerências deverá se dar de forma equitativa, tanto do ponto de vista do quantitativo de benefícios mantidos quanto da previsão de população atendida. Após a distribuição, a distância entre as agências e a sede da Gerência terá uma redução significativa. Além disso haverá a possibilidade de uma melhor gestão da estrutura física, da manutenção e fiscalização dos contratos, dos processos, prazos, recursos, deslocamentos, supervisão, entre outros.

Plano de Expansão

Em 2009, foram contratadas 18 obras para construção de novas agências em Alagoas, das quais quatro já estão em funcionamento (Campo Alegre, São Sebastião, Junqueiro e Teotônio Vilela); 14 em fase de obras; três outros municípios doaram terrenos para construção de unidades do INSS e mais quatro apresentaram propostas de doação de terrenos, que está em fase de avaliação/negociação.