Conferência reúne mais 350 mulheres em Arapiraca

  • Redação
  • 12/09/2011 15:34
  • Cidade

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Administração iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 12, no Levino´s Hall, a II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Arapiraca. Na abertura do evento o grupo “ Pérola Negra” da comunidade do Pau D´Arco realizou apresentação artística valorizando a cultura negra. O evento direcionado à sociedade civil organizada, a representantes do governo municipal e a comunidade arapiraquense reuniu mais de 350 participantes.

A abertura oficial da Conferência contou com a presença do Prefeito Luciano Barbosa, da deputada federal Célia Rocha; da Srª Solange Viegas, superintendente de Estado da Mulher; das vereadoras de Arapiraca Gilvânia Barros e Maria das Graças Lisboa; do advogado membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Alécio Marcelo Lima dos Santos, da Srª Kátia Born, secretária de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, da vice-presidente da FACOMAR Maria Damasceno Amorim Silva, que representou o movimento comunitário e a líder da comunidade Quilombola do Carrasco, Genilda Maria Queiros Silva, além de secretários municipais e servidores da prefeitura.

O prefeito Luciano Barbosa destacou seu trabalho voltado a valorização da mulher arapiraquense e deu como exemplo o seu secretariado que é formado na grande maioria por mulheres comprometidas com o desenvolvimento do município. O prefeito também anunciou que implantará a Secretaria da Mulher e que também está sendo analisado junto aos órgão competentes a viabilização do período da licença a maternidade ser aumentado de quatro meses para seis meses para as servidoras públicas municipais.

A deputada federal Célia Rocha elogiou a atitude do prefeito Luciano Barbosa e enfatizou estar feliz pela oficialização da ONG “ Flor do Agreste”, entidade voltada a defesa dos direitos das mulheres do agreste alagoano. “ O trabalho iniciado em Arapiraca para sensibilizar, conscientizar, informar e apoiar ações que garantam respeito, cidadania e dignidade as mulheres é um passo significativo na luta pela igualdade de gêneros e para o combate de toda forma de violência contra a mulher”, finalizou Célia Rocha.

A secretária de Administração e Recursos Humanos e coordenadora da Conferência, Lúcia de Fátima, em sua fala aos participantes, destacou a pesquisa realizada pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos em parceria com a Secretaria de Planejamento, no mês de agosto, com o intuito de traçar o perfil da” Mulher Arapiraquense”.

O resultado da pesquisa apresentada pela secretária Lúcia de Fátima apresentou que: 36% das arapiraquenses recebe algum tipo de benefício, 37% tem como ocupação o serviço do lar, 40% das entrevistadas participam das despesas familiar, 50% tem filhos estudando na rede pública de ensino, 44% são casadas e que apenas 5% são empresárias. De acordo com a secretária de Administração estes dados apresentados na Conferência servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas voltadas ás mulheres arapiraquenses.

A conferencista do evento - filósofa, mestra em história social, doutoranda em Economia e professora da Universidade Federal de Alagoas - Aparecida Batista, apresentou o tema “Autonomia e Igualdade para as Mulheres”. No segundo horário, foi iniciado os trabalhos em grupo. Dentro do tema principal foram trabalhados sub-temas discutidos por quatro grupos temáticos: Saúde, ficou sob a coordenação da SrªAna Neri; o grupo que discutiu “educação” foi coordenado pela Srª Neide Granja; o grupo responsável em debater o tema “violência” foi conduzido pela jornalista Valéria Lima e o grupo que tratou sobre “ geração de renda” foi conduzido pela Srª Mauriza Cabral.