Arapiraca comemora 189 anos de Independência do Brasil

  • Redação
  • 07/09/2011 13:41
  • Cidade

O município de Arapiraca comemorou nesta quarta-feira, os 189 anos de Independência do Brasil. A solenidade iniciou com uma missa solene na Concatedral Nossa Senhora de Bom Conselho, depois os pavilhões Municipal, Estadual e Federal foram hasteados pelo comandante do 3° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Wellington Bittencourt, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Saturnino (PMDB), e pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB), respectivamente.

Antes do desfile cívico Militar e das escolas municipais, o prefeito participou da revista às tropas, um momento que emocionou o público, que apesar do feriado, lotou às ruas do município para comemorar as festividades da independência. O evento começou na Avenida Rio Branco e seguiu pelas ruas da cidade. A revista as tropas aconteceu em frente ao Clube dos Fumicultores e o hasteamento na sede da Câmara Municipal.

O desfile Militar foi iniciado com as apresentações do Tiro de Guerra, com a salva de tiros, seguido pelo 3° Batalhão da Polícia Militar, com a encenação de um seqüestro de ônibus, Corpo de Bombeiros e Grupo de Escoteiros.

Associação dos Aposentados também marcou presença no desfile. Criada há 20 anos, a entidade desfilou com vários idosos, encantando quem assistia. A primeira escola a desfilar foi a Escola 31 de Março. A instituição foi seguida pela José Pereira Sobrinho, Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda, Pedro Suruagy, Hugo lIma, , Zélia Barbosa Rocha, Djalma Matheus Santana, Domingos Lopes, Claudecy Bispo e Fernando Collor de Mello.

“O ato da Independência foi muito importante, mas a verdadeira independência se constrói a cada dia. O Brasil tem avançado muito nos últimos anos e cabe a cada um de nós fazer a sua parte para tornarmos um país mais forte e respeitado em todo o mundo”, disse Luciano Barbosa.

Além do prefeito Luciano Barbosa, marcaram presença: os vereadores Adalberto Saturnino, Gilvânia Barros e Graça Lisboa, secretários municipais, o comandante do 3° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Wellington Bittencourt, e demais autoridades.